Nós Podemos Itaperuçu - 11/11/2012

Itaperuçu recebe Mostra de Projetos

Evento procura unir as iniciativas dos projetos apresentados e incentivar a troca de experiências

Com o objetivo de apresentar iniciativas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e incentivar a troca de experiências entre as boas práticas, o Movimento Nós Podemos Itaperuçu realizou no último sábado (10), no Centro de Treinamento Monte Horebe, uma Mostra de Projetos.

clique para ampliar clique para ampliarParticipantes tem oportunidade de integração (Foto: Fernanda Favoratto Martins)

Para a articuladora do Movimento Nós Podemos Paraná, Silvia Teuber, o grande desafio da Mostra não foi apenas apresentar os projetos, mas tentar criar uma forma de união entre essas iniciativas. “Nosso papel é justamente de promover a articulação entre os projetos, apresentando as ações que já acontecem no município e proporcionando a união dos setores empresarial, poder público, organizações de ensino e sociedade civil organizada para, em conjunto, buscar soluções para avançar no alcance dos ODM”, destacou Silvia.

Juntamente com a Mostra de Projetos, o Centro de Treinamento realizou uma Mostra de Talentos, na qual os alunos fizeram diversas apresentações artísticas. Essa interação entre mostras possibilitou aos pais dos alunos conhecerem o trabalho que o Movimento Nós Podemos Paraná realiza no município.

Projetos

Entre os projetos apresentados durante a Mostra está o “Escolinha de Futebol Monte Horebe”, realizado pelo Centro de Treinamento Monte Horebe, e tem por objetivo que crianças e adolescentes tenham acesso ao esporte e ao lazer, cresçam saudáveis e se tornem portadores de princípios e valores que formam verdadeiros cidadãos e atores de uma sociedade melhor. Além de incentivar o aluno, com o monitoramento das notas escolares, a desenvolver-se intelectualmente, deixando claro que para “se dar bem na vida não basta ser bom de bola”. “Não temos o objetivo de formar atletas profissionais, mas sim de cooperar com atividades que contribuam para a formação de cidadãos com valores e com qualidade de vida”, explicou Abel Furquim, coordenador do projeto.

número de casos confirmados de HIV/AIDS e de gestantes adolescentes vem crescendo gradativamente. O outro projeto, com parceria da Secretaria Municipal de Ação Social (CRAS) Conselho Tutelar e Secretaria Municipal de Educação, pretende sensibilizar os adolescentes usuários de drogas a elaborarem projetos de vida, incluindo valores pessoais, morais e inserção social e familiar. Além de capacitá-los para que possam entrar no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, assumirem uma postura crítica quanto à realidade social em que vivem, lutando para construir uma história de vida livre do vício das drogas e de todo tipo de marginalização.

clique para ampliar clique para ampliarDiversas iniciativas foram apresentadas (Foto: Fernanda Favoratto Martins)

A secretaria Municipal de Saúde, parceira do Movimento Nós Podemos, apresentou duas iniciativas com foco nas crianças e adolescentes. O projeto “DST/AIDS: essa luta é de todos”, visa trazer informações de forma clara e objetiva em relação à educação sexual e promoção da saúde, visando à melhoria de qualidade de vida dos jovens e adolescentes, uma vez que o

Com a mesma temática de prevenção às drogas, o colégio Sesi, localizado no município de Rio Branco Sul, apresentou o programa “Aprendendo a ser e conviver”, uma proposta pedagógica que trabalha com a reflexão nos estudantes e na comunidade sobre a Cultura de Paz, possibilitando o conhecimento dos valores essenciais para uma vida ética, responsável e harmoniosa; a compreensão da necessidade de cultivar a paz e a mudança de comportamento gerando atitudes responsáveis e cidadãs.

A preocupação com o meio ambiente também foi foco na Mostra com a apresentação do projeto “Papel que gera vida”, realizado pela Associação de Proteção à Maternidade e a Infância (APMI) e Escola Especial Lição de Vida, ofertando oficina profissionalizante para alunos com necessidades educativas especiais. Essa oficina proporciona aos alunos a realizarem todo o processo de reciclagem do papel e também a confeccionarem cartões, blocos de anotações e convites, entre outros, para captação de recursos para a continuidade do projeto.

Os participantes da Mostra ficaram contentes com a troca de experiências. “Compartilhar ideias sempre é bom, ideias sobre os objetivos do milênio, é melhor ainda. Conversar sobre o projeto ‘Aprender a ser e conviver’ com pessoas que buscam um mundo melhor só veio fortalecer minha ideia de que juntos podemos aprender a sermos pessoas melhores. A mostra de projetos em Itaperuçu nos proporcionou um novo olhar para o recomeço em busca de um Município melhor”, contou Juliana de Oliveira Lima, coordenadora do Colégio Sesi. Para Abel Furquim, coordenador do projeto Escolinha de Futebol Monte Horebe, é uma oportunidade para ações no munícipio acontecerem de forma conexa. “Todo mundo tenta fazer algo, mas do seu jeito. E numa mostra como essa, temos a possibilidade de conhecer todas as ideias e uma fazer com que uma complemente a outra, conectando as ideias em uma única rede”.

Como continuidade à Mostra de Projetos, o Movimento Nós Podemos Itaperuçu realizará a Oficina de Elaboração de Projetos dia 30 de novembro, no Centro de Treinamento Monte Horebe. Para participar da Oficina, entre em contato com o Movimento pelo telefone (41) 3271-7779 ou pelo e-mail audrey.goedert@sesipr.org.br.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692