01/11/2006

Apucarana

Emprego é prioridade no Projeto Oito Jeitos de Mudar o Mundo

Emprego é prioridade no Projeto "Oito Jeitos de Mudar o Mundo"

Um diagnóstico prévio levantado pelo grupo apucaranense que está engajado no projeto "Oito Jeitos de Mudar o Mundo" aponta que o principal ponto que precisa ser atacado na cidade é o combate ao desemprego. Junto deste objetivo está a necessidade urgente da qualificação da mão-de-obra. "Os demais objetivos ficam presos ao desemprego, que pode gerar fome, miséria, doenças e desestímulo ao estudo", avaliam coordenadores.

A proposta "Oito Jeitos de Mudar o Mundo", lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e com metas fixadas a partir de 2001, está ganhando força e novas adesões em Apucarana e região.

No Paraná, a luta para cumprir as oito metas é liderada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em parceria com as associações comerciais, prefeituras, associações, sindicatos, organizações não governamentais (ONGs), além de outros segmentos organizados da sociedade.

Nesta quinta-feira (31), uma nova reunião do grupo local foi realizada no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia). Empresários, profissionais liberais, servidores públicos e representantes de diversas entidades estão atuando voluntariamente no projeto.

"O objetivo atual é o levantamento dos indicadores locais, ou seja, a nossa realidade em relação às oito metas estabelecidas", informa o empresário Sérgio Kowalski, acrescentando que uma nova reunião está convocada para o próximo dia 14 de novembro.

Existem vagas para qualificados

Conforme explica Milton Pereira, da coordenação do grupo local, cada um dos oito objetivos ganhou uma coordenação setorial. "A princípio todos estão trabalhando no levantamento dos indicadores para depois iniciar a fase de ações e projetos, visando cumprir as metas", explica ele.

Quanto ao desemprego, ele lembra que o Arranjo Produtivo Local (APL) de Bonés tem uma pesquisa fechada sobre a questão. "De acordo com a sondagem, existem em Apucarana 4 mil vagas não preenchidas no setor, por absoluta falta de trabalhadores qualificados para as funções", revela Pereira.

A coordenação central, relaciona os objetivos do projeto: acabar com a fome e a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a Aids, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) também tem em Apucarana uma coordenação regional, no âmbito de 30 municípios da Amuvi e Amepar. Destes, 12 já estão engajados neste projeto. O próximo evento está previsto para os dias 11 e 18 (sábados) de novembro, na Faculdade de Apucarana. Trata-se de um curso destinado à elaboração de ações e projetos sociais.

Fonte: Tribuna do Norte

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692