10/10/2006

Prêmio vai destacar reportagens sobre ODM

Iniciativa vai contemplar com US$ 8,5 mil textos sobre os Objetivos do Milênio publicados na imprensa da América Latina e do Caribe

Um concurso internacional de jornalismo premiará as melhores reportagens, crônicas, entrevistas e notícias publicadas em meios impressos da América Latina e Caribe entre 1º de outubro de 2006 e 30 de junho de 2007 sobre temas como pobreza, educação infantil, desigualdade de gênero, saúde materna, mortalidade infantil, combate à Aids e outras doenças e sustentabilidade ambiental, todos temas ligados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM - uma série de metas socioeconômicas que os países da ONU se comprometeram a atingir até 2015). A iniciativa é organizada pelo PNUD e pela agência de notícias IPS (Inter Press Service).

Os trabalhos serão escolhidos por um júri formado por cinco membros de países diferentes, representantes de organizações que trabalham em prol dos Objetivos do Milênio e de entidades culturais e de comunicação. Eles premiarão as melhores matérias que abordem causas e soluções para os problemas relacionados aos ODM. As três melhores reportagens receberão prêmios que totalizam US$ 8,5 mil - US$ 5 mil para o primeiro colocado, US$ 2,5 mil para o segundo e US$ 1 mil o terceiro -, e as cinco melhores farão parte de um livro que será editado até o final de 2007 com uma seleção de reportagens produzidas pela IPS sobre o tema.

Os trabalhos deverão ter sido veiculados em uma mídia impressa, em português, espanhol, francês ou inglês (nos dois últimos casos, as matérias têm que estar acompanhadas de uma tradução para português ou espanhol). O vencedor será anunciado em 1º de outubro de 2007.

Com a iniciativa, o PNUD e a IPS pretendem promover uma maior atenção dos meios de comunicação sobre o tema e aumentar a informação do público sobre esses assuntos. Para a diretora regional do PNUD para a América Latina e Caribe, Rebeca Grynspan, a imprensa tem um papel fundamental no alcance dos Objetivos da ONU. "É preciso aumentar a transparência e a informação, para que o público possa exigir de seus governos o cumprimento dos compromissos assumidos", diz, em material de divulgação do prêmio.

O concurso é, na opinião do diretor-geral da IPS, um convite para que os jornalistas da região investiguem e escrevam sobre os temas relacionados com os ODM. "Mais do que notas com dados burocráticos e porcentagens de melhorias em uma ou outra meta dos Objetivos do Milênio, pensamos em boas reportagens e matérias sobre a pobreza e a falta de trabalho que afetam milhões de pessoas na região, sobre a desigualdade entre os gêneros e as dificuldades de acesso à educação e à saúde, sobre a relação entre os problemas ambientais e a degradação econômica e social, reportagens que ajudem ao público compreender a gravidade dos problemas que temos pela frente e a importância de nos esforçarmos para superá-los", ressalta.

Fonte: PNUD

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692