Mobilização - 15/06/2012

Feiras da Paz irão mobilizar nove cidades do Paraná

Iniciativa do Sesi Paraná e GRPCOM quer resgatar a cultura da paz e diminuir a violência por meio da união das pessoas e de atividades culturais e de lazer

O Sesi Paraná, o Grupo Paranaense de Comunicação (GRPcom) e comunidades de nove cidades do Paraná realizam dias 29 e 30 de junho a Feira da Paz, uma iniciativa que busca estimular ações que reflitam a cultura da paz e que levará atividades educativas, culturais e de lazer à população. Os eventos acontecerão simultaneamente em Curitiba, Rio Branco do Sul, Ponta Grossa, Guarapuava, Umuarama, Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá e Londrina.

A ideia é mobilizar as comunidades para pensarem em como reduzir a violência nas cidades e desenvolverem ações que despertem a consciência dos danos causados pelos diversos tipos de violência, agregar valor aos movimentos sociais, estimular a cidadania, o fortalecimento pessoal e social e desenvolver processos educativos e socializadores nas localidades.

"A iniciativa contribui para o estabelecimento de vínculos entre os diferentes atores locais, o que reforça o sentimento de pertença e a prática cotidiana e levam à construção de comunidades sustentáveis para a paz", afirma José Antônio Fares, superintendente do Sesi Paraná.

Segundo ele, para essa iniciativa, a entidade aplica sua experiência como articulador e mobilizador da comunidade, por meio de seus programas institucionais como o Arranjo Educativo Local, Rede de Desenvolvimento Local, Nós Podemos Paraná, Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) e Junior Achievement.

Cada localidade onde acontecerá a feira terá uma programação específica com atividades que prestigiem os talentos locais, como grupos culturais, serviços, oficinas de artes, recreação e educação para a paz. Todas as nove feiras do estado contarão com a "Árvore da Atitude", onde serão colocadas as intenções da comunidade para diminuir a violência no local - o que cada pessoa poderá fazer individualmente pela paz.

Outra ação comum a todas as feiras será o abraço coletivo pela paz, quando os moradores dão as mãos em torno do local do evento pedindo o fim da violência.

Em 2011 foi realizada a primeira Feirada Paz na Vila Sandra, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), em parceira com a Associação de Moradores das Moradias Zimbros. No final de março deste ano, a comunidade da Vila Sabará, também na CIC, recebeu a Feira da Paz em parceria com associação "Amigos do Sabará", Sesi e GRPcom.

Confira os locais onde acontecerão as Feiras da Paz

Curitiba

29/06 - 8 às 17 horas - Colégio Estadual Hildebrando de Araújo - Jardim Botânico

30/06 - 9 às 18 horas - Praça da Itália - Jardim Botânico