Iniciativa - 10/05/2012

Nós Podemos Paraná e Orbis são apresentados em Seminário do Sesi-SP

Em seminário sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, presidente da Fiesp e do Sesi-SP destaca investimentos das entidades da indústria na área de educação.

clique para ampliar clique para ampliarNós Podemos Paraná foi apresentado pela coordenadora, Maria Aparecida Zago Udenal (Foto: Julia Moraes)

Com o objetivo de sensibilizar e capacitar diretores e funcionários dos seus 53 Centros de Atividades (CAT), o Serviço Social das Indústrias do Estado de São Paulo (Sesi-SP) deu início na última segunda-feira (07/05), na capital, ao Seminário "Sesi-SP e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio". O evento encerrou na terça-feira (08/05) com palestras e dinâmicas de grupo. A ideia é apresentar o tema como ferramenta no processo educacional de gestão para a sustentabilidade.

O case do Sesi-PR, que desde 2006, mobiliza ações para o alcance dos ODM no Paraná através do Movimento Nós Podemos Paraná foi apresentado pela coordenadora do Movimento, Maria Aparecida Zago Udenal. O case do Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), do Sesi-PR,  também foi apresentado como uma experiência modelo de análise de indicadores de sustentabilidade.

Na abertura do seminário, o presidente da Fiesp e do Sesi-SP, Paulo Skaf, deu ênfase aos investimentos da indústria paulista na educação básica de qualidade, especialmente com a construção de 100 novas escolas. A educação básica de qualidade em período integral, oferecida pelas unidades do Sesi-SP, lembrou Skaf, contribui para a formação plena de crianças e jovens com idade entre seis e 15 anos que, além das atividades curriculares, têm acesso a uma alimentação balanceada e ao incentivo à prática esportiva.

"O cumprimento das metas do milênio deve ser um objetivo de todos. E nós estamos imbuídos e com muita vontade de fazer com que todos eles sejam alcançados. Para isso é fundamental a criação de indicadores que controlem todos estes objetivos. Desta forma, nós teremos um país com desenvolvimento sustentável, respeito ao meio ambiente, com equilíbrio que beneficiará a todos os brasileiros", avaliou Skaf.

O superintendente operacional do Sesi-SP e diretor regional Senai-SP, Walter Vicioni, destacou os esforços promovidos por Paulo Skaf na promoção do desenvolvimento humano, com destaque para os investimentos na área da educação. "Não é sem razão, portanto, que o Sesi e o Senai integram esse movimento dos objetivos do milênio, contribuindo não só para medição desses indicadores e o seu acompanhamento, mas sobretudo no desenvolvimento de ações que possam de fato contribuir com iniciativas que façam com que o Brasil seja um país economicamente e socialmente desenvolvido", afirmou Vicioni.

César Callegari, secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, parabenizou a instituição pelo evento e lembrou a importância dos investimentos na área de comunicação para o cumprimento das metas. "Todas as ações relacionadas ao objetivo do milênio dizem respeito aos objetivos de educação. Que proporciona a formação da pessoa humana em uma perspectiva de desenvolvimento integral", afirmou.

A cerimônia de abertura contou com as presenças de representantes do governo estadual e federal: Giovanni Guido Cerri, secretário do Estado da Saúde, e Dorian Vaz, da assessora de Projetos Especiais da Secretaria Geral da Presidência da República. Também participou do evento o secretário-executivo do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Rodrigo Costa da Rocha Loures.

Fonte: Agência Indusnet Fiesp

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692