ODM 7 - 25/04/2012

Encontro debate o tema da sustentabilidade nos Campos Gerais

Painel foi realizado em Ponta Grossa para a formação de um grupo permanente de discussão

clique para ampliar clique para ampliarBanda utilizava materiais recicláveis como instrumentos (Foto: Aline Calefi)

O I Painel Sustentabilidade Campos Gerais foi realizado ontem (24) na Associação Comercial de Ponta Grossa. O evento foi promovido pelo Núcleo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio dos Campos Gerais e da Associação de Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e contou com a presença de 80 pessoas. O objetivo do evento foi debater temas relacionados ao ODM 7 (Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente), além de apresentar cases de empresas e instituições na área de sustentabilidade.

A abertura do evento contou com a apresentação da banda de crianças e adolescentes do CRAS de Ipiranga.  No início, a banda utilizava materiais recicláveis como garrafas e tubos de PVC como instrumentos. Após, a banda conseguiu a doação dos instrumentos musicais. Após a apresentação de um histórico do Núcleo dos ODM dos Campos Gerais, iniciou o relato dos projetos e ações realizadas por empresas e instituições.

"Queremos criar um painel permanente de discussão do tema da sustentabilidade", destacou o coordenador do Núcleo ODM dos Campos Gerais, Nelson Canabarro. Foram apresentados os projetos na área de sustentabilidade das empresas Sanepar, CCR Rodonorte, Tetra Pak, BRFoods, além do projeto Óleo Futuro da empresa Focam em parceria com diversas prefeituras da região, entre elas Carambeí e Porto Amazonas.

clique para ampliar clique para ampliar80 pessoas participaram do evento (Foto: Aline Calefi)

O prof. Dr. da UEPG, Mario Sergio de Melo participou do painel com a apresentação de um panorama da sustentabilidade nos Campos Gerais. "Construir a sustentabilidade não é tarefa fácil e isso depende da interdisciplinaridade, da interação de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento", destacou o professor.

Após as apresentações, os participantes de reuniram em grupos para elaborar um plano de ação do que pode ser feito na região e definir os próximos passos. "Precisamos assumir o compromisso de cada um com a sustentabilidade e fazer a sua parte", salientou a coordenadora do Movimento Nós Podemos Paraná, Maria Aparecida Zago Udenal.

Os grupos decidiram planejar ações nas áreas de educação/conscientização ambiental e a criar de um consórcio de meio ambiente dos municípios da região. A próxima ação será a realização de uma oficina sobre educação ambiental para os participantes do painel no dia 22 de maio.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692