21/09/2006

Observatório

Orbis inicia trabalho da Rede de Monitoração do Desenvolvimento Sustentável.

Observatório

Orbis inicia trabalho da Rede de Monitoração do Desenvolvimento Sustentável

Tecnologias para monitoramento, indicadores e produção do conhecimento são os temas de análise

 

O Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis) deu o passo inicial para a articulação da Rede de Monitoração do Desenvolvimento Sustentável. Durante o evento "Diálogo e Articulação para Sustentabilidade", realizado nesta terça e quarta-feira (19 e 20), em Curitiba, foram formados grupos responsáveis pela definição dos planos de trabalho da Rede. Os temas de análise serão tecnologias de monitoramento, indicadores para a gestão municipal, monitoramento dos Objetivos do Milênio e produção do conhecimento.

O Orbis é um programa do Instituto Paraná Desenvolvimento (IPD), apoiado pelo Sistema Fiep e pelo Serviço Social da Indústria (Sesi).

O objetivo da Rede é fortalecer os observatórios urbanos, estabelecer parcerias para auxiliar no acesso a informações, compartilhar conhecimento, obter recursos financeiros e instituir um padrão no tratamento de alguns indicadores. "A idéia é unirmos forças para a compreensão da complexidade urbana e também trabalharmos com indicadores no mesmo método e com as mesmas definições", afirma a coordenadora executiva do Orbis, Luciana Brenner, ressaltando a importância de se tratar os indicadores de forma unificada.

O Orbis foi escolhido para dar início à mobilização da Rede de Monitoração do Desenvolvimento Sustentável por seu estágio de consolidação dentre os observatórios brasileiros. "Neste primeiro momento o Orbis será o responsável pelo delineamento estratégico da Rede. Serão definidas a missão, os objetivos, as pessoas interessadas em trabalhar, os valores e os processos", diz Luciana. A proposta prevê que a cada ano um observatório gerencie a Rede.

A primeira atividade da Rede será nos dias 16 e 17 de novembro, em Curitiba, durante a III Conferência Sul-Americana em Ciência e Tecnologia Aplicada ao Governo Eletrônico. Haverá a apresentação das propostas da Rede e sua finalidade. A primeira reunião com os integrantes dos grupos de trabalho será dia 22 de novembro, quando serão apresentados os planos de trabalho para cada uma das áreas de atuação.

A Rede terá três formas de comunicação: por meio de reuniões presenciais, teleconferência e por meio do fórum de discussões no site do Orbis. Os interessados em participar das discussões da Rede e sugerir temas de análise devem acessar o site do Orbis - www.observatorio.org.br e se cadastrar no Fórum.

Banco de dados - Um dos aspectos ressaltados durante o encontro que articulou a criação da Rede foi a manutenção de um banco de dados comum a todos os integrantes e aberto à pesquisa para a sociedade. A ferramenta que permitirá a disseminação das informações coletadas pela Rede será o DevInfo, um sistema de informações via web, que facilita a busca e gestão de dados. A vantagem de utilizar esta ferramenta é o compartilhamento de banco de dados de diversas fontes numa única base, além de permitir que a pesquisa seja feita on-line, sem a necessidade de instalação de programas.

Outra ferramenta que auxiliará o trabalho da Rede é o TerraView, um software que permite análises geo-estatísticas. O especialista em banco de dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Gilberto Ribeiro, apresentou o software durante o encontro e mostrou o aplicativo geográfico para a análise de informações espaciais. O software, construído sobre a biblioteca de componentes geográficos TerraLib, possibilita a utilização dos dados espaciais para diversos setores, como segurança pública,

Deixe seu comentário





Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692