19/09/2006

Umuarama

Escola monta biblioteca itinerante com doações

Escola monta biblioteca itinerante com doações

 

Um projeto acabou originando outro e teve a colaboração de um terceiro projeto. Foi desta forma que a Escola Municipal Anelides de Oliveira Caruso conseguiu montar uma biblioteca itinerante, visto que existe apenas a promessa da construção de uma biblioteca desde a fundação da escola.

Tudo começou com o projeto Agrinho, do Senar, que distribui um tema para que cada escola da cidade desenvolva um projeto sobre o assunto. O tema de Umuarama foi 'Cidadania em Construção' e a partir daí, dentre outras atividades, a professora Marilza Gabriel desenvolveu o projeto 'Tesouro das Palavras', visando incentivar a leitura entre os alunos.

Em contrapartida membros do Círculo Paranaense dos 8 Jeitos de Mudar o Mundo tinham como missão apoiar um projeto de cunho social dentro de sua cidade. Os participantes escolheram o projeto 'Tesouro das Palavras' e o resultado foi satisfatório para todos, visto que os objetivos foram atingidos com sucesso.

"O projeto 'Cidadania em construção' está em andamento desde abril e os alunos aprendem sobre vários assuntos ligados ao tema, como documentação, direitos e deveres. Como a leitura é muito importante na formação cidadã, criamos o projeto 'Tesouro das Palavras', que visa arrecadar livros e montar uma biblioteca, tão necessária em uma escola", disse Marilza.

O nome se deu por conta do espaço onde os livros serão acondicionados: baús com rodinhas, que podem ser transportados às salas de aula. Os alunos também criaram uma cartilha interativa chamada 'Cidadania em Construção', contendo às lições aprendidas. A cartilha será lançada no próximo dia 22.

Para preencher os baús, participantes do Círculo Paranaense dos 8 Jeitos de Mudar o Mundo se mobilizaram e montaram campanha de arrecadação de livros infantís, com postos de doação espalhados pela cidade. Os resultados foram satisfatórios e os livros foram doados á escola na tarde de ontem. Os baús que acondicionarão o material foram doados pela fábrica de móveis Balarotti.

"Acho muito interessante este tipo de projeto, pois dele nascem outros. A leitura é importante porque contribui para a formação de cidadãos competentes, capacitados e preparados, o que contribuirá para enfrentarem menos dificuldades que os jovens de hoje", disse Satre Marino de Brito, participante do Círculo Paranaense. A diretora da escola, Sandra Sueli Orgado, achou a atitude louvável. "Tanto a professora quanto os participantes do Círculo tiveram uma atitude louvável, pois a leitura é essencial no desenvolvimento da criança e como cidadãos. E já que aqui as crianças não tem como ir aos livros, pela falta de uma biblioteca, os livros vão até elas", finaliza.

 

Fonte: A Tribuna do Povo

Deixe seu comentário





Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692