15/09/2006

Observatório

Desafio para o desenvolvimento em pauta

Desafio para o desenvolvimento em pauta


Encontro reunirá lideranças do setor produtivo, organizações sociais, setor público e sociedade, além de formalizar a Rede de Observatórios do Brasil.

 

Especialistas em economia e desenvolvimento reúnem-se em Curitiba, na próxima terça (19) e quarta-feira (20), para debater o cenário e os desafios para o desenvolvimento no Brasil. Eles participam do Diálogo e Articulação para a Sustentabilidade, evento que reunirá lideranças do setor produtivo, organizações sociais, setor público e sociedade para abrir espaço de diálogo e troca de informações e conhecimentos, além de formalizar a Rede de Observatórios do Brasil.

O encontro, promovido pelo Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), em parceria com a Universidade da Indústria (Unindus), Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Associação Arayara, acontece no Cietep. O Orbis é um programa do Instituto Paraná Desenvolvimento (IPD), apoiado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e pelo Sesi. As inscrições podem ser feitas pelo site www.observatorio.org.br/edas.htm.

A palestra de abertura, que terá como tema o cenário e os desafios para o desenvolvimento, contará com a participação do professor da Universidade de São Paulo (USP) e Conselheiro da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e do Instituto Nacional de Altos Estudos (INAE), Glauco Arbix.

Ele acredita que os desafios para o desenvolvimento brasileiro dependem do crescimento da economia e da diminuição das desigualdades sociais. "O Brasil precisa crescer, gerar empregos e aumentar as políticas para diminuição das desigualdades. Sem isso, não há desenvolvimento", afirma, ressaltando a importância de diminuir a dívida pública, reduzir os juros e facilitar a vida das empresas, para impulsionar o setor produtivo.

O moderador do debate será o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e presidente da Fundação de Apoio à Ciência, Tecnologia e Cultura da UFPR (Funpar), Paulo Afonso Bracarense Costa. Para ele, uma das saídas para o desenvolvimento do Brasil é o investimento em tecnologia. "Pesquisas mostram que paises que países que investiram em desenvolvimento tecnológico apresentaram desenvolvimento econômico e social", afirma, defendendo uma maior aproximação entre a universidade e o setor produtivo. "A universidade produz ciência, e a tecnologia se desenvolve no chão de fábrica. É necessário aliar os dois eixos para impulsionar o desenvolvimento".

Rede de Observatórios - Durante o evento, será formalizada a Rede de Observatórios do Brasil, que tem por objetivo criar uma interação maior entre os observatórios e instituições que trabalham com indicadores. A constituição da Rede começou a ser delineada em junho, durante o III Fórum Urbano Mundial, no Canadá. Participaram do encontro os Observatórios de Curitiba, Belo Horizonte (MG) e Nova Iguaçu (RJ), além de outros observatórios locais.

"Percebemos que estávamos fazendo trabalhos comuns e estudávamos de forma isolada. Se nós estudássemos conjuntamente, teríamos um aproveitamento melhor. A idéia é unirmos forças para a compreensão da complexidade urbana e também trabalharmos com indicadores no mesmo método e com as mesmas definições", explica a coordenadora executiva do Orbis, Luciana Brenner.

As atividades do segundo dia serão centradas na constituição da Rede de Monitoração do Desenvolvimento. "Este é o marco inicial da formalização da Rede. Serão definidas a missão, as pessoas interessadas em trabalhar, os processos e, ao final, será formatado um documento-base da Rede de Observatórios", afirma Luciana.

Outra atividade será a reflexão sobre padrões para o monitoramento dos Objetivos do Milênio e indicadores de desenvolvimento regionais intra-urbanos. Segundo a coordenadora, este trabalho norteará as atividades da Rede relacionadas aos indicadores. "Uma das principais dificuldades em se trabalhar com indicadores de sustentabilidade é a falta de padronização; por isso a necessidade de estabelecer alguns consensos".

O Orbis foi escolhido para dar início à mobilização da Rede de Observatórios por seu estágio de consolidação dentre os observatórios brasileiros. A proposta prevê que a cada ano um observatório gerencie a rede. A principal função do Orbis é criar e propor ações de estímulo à Rede e à formação de parcerias. "Nosso principal intuito é a formação de parcerias para auxiliar no acesso a informações, compartilhamento de conhecimento, obtenção de recursos financeiros e instituição de padrão no tratamento de alguns indicadores", diz Luciana.

 

 

Serviço:

Diálogo e Articulação para a Sustentabilidade

Tema: Cenários do Desenvolvimento no Brasil

Data: terça-feira (19 de setembro) - das 19 às 21h30

          quarta-feira (20 de setembro) das 8h30 às 18h

Local: Auditório II da Unindus - Cietep

Av. Comendaror Franco, 1341 - Jardim Botânico

Curitiba/Paraná

Inscrições: (41) 3271-7667 ou pelo site www.observatorio.org.br/edas.htm

Deixe seu comentário





Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692