14/09/2006

Núcleos Regionais

Apucarana promove curso de elaboração de projetos sociais

Com ênfase em captação de recursos e em parceria com a Faculdade de Apucarana (FAP), o núcleo local do "Circulo Paranaense dos 8 Jeitos de Mudar o Mundo - Nós Podemos Paraná", uma iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) que - com apoio da prefeitura - teve sua rodada de discussões na cidade em junho deste ano, realiza nesta sexta-feira (15/09), das 8h30 às 18 horas e sábado (16/09) das 8h30 às 12h30, um curso para elaboração de projetos sociais.

Direcionado aos membros do Círculo que atuam voluntariamente em dezenas de municípios do Paraná, a capacitação acontece na própria faculdade com direito a certificado. O instrutor será Milton Pereira, professor de Elaboração e Análise de Projetos da FAP e Gerente de Projetos Estratégicos do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan).

O conteúdo programático envolverá: Conceito de Projetos e Programas Sociais; Escopo e Estrutura do projeto; Uso de formulários; Elaboração de Cronogramas e Orçamentos; Plano de Trabalho; Avaliação do Projeto e Elaboração de Relatórios. Maiores informações 3420-5303.

Círculo dos ODM - Com apoio da Prefeitura de Apucarana, Ong Mude o Mundo, Amuvi e Amepar, Faculdade de Apucarana (FAP) e Colégio Platão, o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP-PR) e o Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), programa do Instituto Paraná Desenvolvimento (IPD), realizaram dia primeiro de junho, na Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea), o Círculo Local de Trabalho dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

No total, estiveram presentes mais de 500 lideranças de 48 municípios da região (26 da Amuvi e 22 da Amepar), entre elas prefeitos, secretários municipais, vereadores, representantes de associações comerciais, empresários, pastores, padres, sindicatos, clubes de serviços, cooperativas, universidades, entre outros setores. O objetivo do Círculo dos ODM é articular ações que possibilitem o Paraná cumprir os Objetivos da ONU até 2010, antes do prazo estabelecido de 2015, sendo uma proposta do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE). Além de Apucarana outros 16 municípios pólos também realizaram suas discussões regionais ao longo deste ano.

Os objetivos de Desenvolvimento do Milênio

- erradicar a extrema pobreza e a fome.

- atingir o ensino básico universal.

- promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres.

- reduzir a mortalidade infantil.

- melhorar a saúde materna.

- combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças.

- garantir a sustentabilidade ambiental; e

- estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

Fonte: Prefeitura de Apucarana

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692