09/08/2006

Cidadania e Solidariedade

Paraná é exemplo de sucesso nos Objetivos do Milênio

Presidente do Sistema Fiep defende integração entre os três setores para o desenvolvimento sustentável

As discussões em prol dos Objetivos do Milênio, estabelecidos pela ONU, começaram a avançar apenas nos últimos anos. Desde 1990, ano em que foram realizadas as conferências internacionais sobre meio ambiente, gênero e desenvolvimento social que deram origem aos Objetivos do Milênio, poucas melhorias foram registradas: hoje o mundo tem 54 países mais pobres que em 1990; em 16 países, sendo 14 africanos, houve aumento da mortalidade infantil; em 21 paises aumentou a porcentagem de pessoas com fome. Os dados foram apresentados pelo gerente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Santa Catarina, Valério Alécio Turnes, durante a abertura da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, nesta terça-feira (08), em Curitiba.

Turnes defende uma integração entre o setor produtivo, o setor público e a sociedade civil para a transformação social. "Vivemos num mundo marcado pela diversidade e pela diferença. Superar a disparidade só será possível com o engajamento do maior número possível de pessoas", disse, defendendo uma ação de transformação estratégica, e não benevolente.

O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo Costa da Rocha Loures, também defende uma ação integrada entre os setores para haver mudança de consciência nos negócios, e considera o projeto Nós Podemos Paraná uma iniciativa ousada. "Com este projeto contemplamos todos os passos necessários para alcançar plenitude no desenvolvimento: compartilhamos a visão de futuro com a sociedade, formulamos plano, propusemos uma organização - em todas as regiões onde foram realizados os encontros foram formados Núcleos Regionais - e acompanhamos o desempenho dos indicadores das regiões, com o auxilio do Observatório Regional Base de Indicadores (Orbis)", informou.

O setor empresarial tem se inserido cada vez mais nas ações de responsabilidade social, mas de maneira isolada. Geralmente, as atividades são segmentadas, não há uma integração. "O Paraná é uma exceção. O trabalho desenvolvido pelo projeto Nós Podemos Paraná é um exemplo que demonstra o sucesso de se trabalhar em parceria entre o setor produtivo e a sociedade civil organizada", elogiou Valério Alécio Turnes, se propondo a disseminar o trabalho realizado no Paraná em outros Estados para proporcionar troca de experiências e potencializar o que já está sendo feito.

O Nós Podemos Paraná é uma proposta do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, órgão consultivo do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, realizado pelo Sistema Fiep e pelo Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), programa do Instituto Paraná Desenvolvimento (IPD), que tem como objetivo antecipar o alcance dos Objetivos do Milênio para 2010, cinco anos do prazo estipulado pela ONU.

Segundo o presidente do Sistema Fiep, responsabilidade social é ter atenção e preocupação com aspectos sociais da instituição e sua contribuição com a sociedade. "No Brasil, dois terços das empresas valorizam a responsabilidade social e procuram influir em políticas públicas relacionadas aos Objetivos do Milênio", disse .

Cartão telefônico - Durante a abertura da Semana pela Cidadania e Solidariedade, a empresa Brasil Telecom lançou o cartão telefônico dos 8 Jeitos de Mudar o Mundo - Nós Podemos Paraná. Serão comercializados 350 mil cartões em todo o Estado. Estatísticas da Brasil Telecom apontam que o cartão permanece com o usuário cerca de 25 dias, o que gera em média 15 visualizações. Isso significa mais de 5 milhões de contatos com a população do Estado.

Programação - As atividades da Semana vão até sexta-feira (11). Além dos diálogos com entidades sociais, secretarias e empresas, há uma programação de cursos. As inscrições para as atividades da Semana Nacional de Cidadania e Solidariedade são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.nospodemosparana.org.br ou pelo 0800-6460008.

Programação CIETEP - Curitiba

Data: 10 de agosto

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692