06/07/2006

Cidadania

Paraná participa da Semana de Cidadania e Solidariedade

O Paraná está se mobilizando para participar das atividades da Semana de Cidadania e Solidariedade. A iniciativa, que acontece desde 2004, reúne instituições de todo o país e é realizada pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

Este ano, o evento acontece de 7 a 13 de agosto e será um momento para a reflexão, discussão e definição de ações práticas e concretas, além de promover um balanço da sociedade e dos governos quanto ao compromisso e ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

No Paraná, os trabalhos se concentrarão nos ODM e nos resultados do projeto Nós Podemos Paraná, proposta do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), órgão consultivo do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, realizado pelo Sistema Fiep e pelo Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), programa do Instituto Paraná Desenvolvimento (IPD). Quatro mil pessoas participaram da primeira etapa do projeto, com encontros realizados em todo o Estado. Lideranças de todas as regiões integram a rede voluntária para ajudar o Paraná a cumprir os Objetivos do Milênio até 2010, cinco anos antes do prazo previsto pela ONU.

De acordo com a coordenadora do Nós Podemos Paraná, Maria Aparecida Zago, o objetivo da Semana de Cidadania e Solidariedade é fortalecer os projetos e ações já vinculados aos Objetivos do Milênio e incentivar novos trabalhos. "Queremos criar uma consciência em relação aos Objetivos. Para isso, vamos reunir diversos segmentos da sociedade, para que insiram no planejamento estratégico do próximo ano, ações ou projetos que trabalhem com os ODM", diz.

Serão realizados encontros com representantes de igrejas, entidades sociais, instituições de ensino superior, secretarias, empresas, institutos para apresentar o projeto Nós Podemos Paraná e incentivá-los a trabalhar com os Objetivos.

Na abertura da Semana, haverá o lançamento do cartão telefônico dos 8 Jeitos de Mudar o Mundo - Nós Podemos Paraná, pela empresa Brasil Telecom. Serão comercializados 200 mil cartões em todo o Estado.

Estatísticas da Brasil Telecom apontam que o cartão permanece com o usuário cerca de 25 dias, o que gera em média 15 visualizações. Isso significa mais de 3 milhões de contatos com a população do Estado.

O Paraná está organizando uma agenda única de eventos para a Semana de Cidadania e Solidariedade. Quem quiser participar deverá entrar em contato com o projetos Nós Podemos Paraná através do e-mail odm@fiepr.org.br.

Eventos anteriores - Em 2005, a Semana promoveu mais de 600 atividades em todo o país, realizadas pelos parceiros do Movimento e por empresas e organizações sociais envolvidas com o propósito de mobilizar a sociedade civil e divulgar os ODM?s. Cerca de 700 mil pessoas foram mobilizadas direta ou indiretamente pelas ações e atividades desenvolvidas nos shows musicais, mostras e seminários, em aeroportos, terminais rodoviários, metrôs, ruas e comércios de todo o país.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692