06/07/2006

Ação voluntária

Trinta municípios do Paraná vão mobilizar universitários e líderes comunitários para realizarem ações em prol dos Objetivos do Milênio

PR vai estimular ação voluntária pró-ODM

Trinta municípios do Paraná vão desenvolver ações conjuntas para promover os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM, uma série de metas socioeconômicas que os países da ONU se comprometeram a atingir até 2015). A estratégia é estimular universitários, associações de bairros e órgãos municipais a realizarem atividades voluntárias que ajudem a diminuir a pobreza e a melhorar o meio ambiente e as condições de educação e saúde das cerca de 700 mil pessoas da região.

A iniciativa faz parte do projeto Levar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio para a Comunidade, realizado pelo PNUD e pelo UNV (Programa de Voluntariado das Nações Unidas), com outras instituições. No Paraná, participam também o IIDAC (Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania), a AMUSEP (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense) e o CESUMAR (Centro Universitário de Maringá). O programa também é desenvolvido em outras três cidades brasileiras: Natal (RN), Salvador (BA) e Anápolis (GO).

Na região de Maringá, o primeiro passo será analisar as atividades que já são realizadas, destaca Cláudio Stacheira, oficial de projetos do IIDAC e voluntário do UNV. "O mapeamento é um esforço significativo do processo. Faremos, inicialmente, uma sondagem dentro das universidades para saber o que já é desenvolvido e possivelmente faremos uma nova edição do Prêmio ODM [Universidades]", diz, referindo-se à premiação que aconteceu em maio, em Anápolis, e que destacou as ações estudantis voluntárias que mais contribuíram com as metas da ONU.

Cada um dos 30 municípios terá um agente, já selecionado, que vai dirigir as ações locais. "Esse grupo gestor é formado por membros das prefeituras, líderes comunitários, pessoas dos conselhos de saúde, ou seja, por pessoas que estejam envolvidas com os processos sociais de suas comunidades e que ajudem a conduzir a discussão", afirma Stacheira. "E, com a participação das prefeituras, temos mais chances de que essas iniciativas se tornem políticas públicas", completa.

O objetivo da parceria, de acordo com a AMUSEP, é mudar a qualidade de vida dos municípios. "O projeto abre uma porta de possibilidades para que se possa fazer programas que ajudem a desenvolver a região. Pretendemos desenvolver ações em várias áreas, na educação, na saúde, mas nossa prioridade será a geração de renda", comenta Maly Benatti, presidente da AMUSEP e prefeita de Nova Esperança, um dos municípios envolvidos no projeto. "Os voluntários vêm partilhar seus conhecimentos e experiências conosco para que possamos aplicá-las em nossa região", completa.

Municípios que farão parte do projeto e seus IDH-M

Ângulo: 0,742

Sarandi: 0,768

Uniflor: 0,734

Fonte: Pnud

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692