28/06/2006

ODM e música

Alunos de escolas paranaenses gravaram CD que tem como tema os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Alunos do Colégio Estadual Professor Flavio Warken, em Foz do Iguaçu, e Colégio Estadual Chico Mendes, em São José dos Pinhais participaram da gravação de um CD que tinha como tema os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O CD, intitulado "Os oito Objetivos na Voz dos Jovens", é o resultado de um concurso de música que englobou alunos de 5ª a 8ª série de cerca de 200 instituições de ensino municipais e estaduais brasileiras. Durante o ano letivo de 2005, os alunos foram orientados sobre questões como fome e pobreza, educação, igualdade entre os sexos, mortalidade infantil, saúde materna, HIV e AIDS e sustentabilidade ambiental, temas abordados pelas metas da ONU. O CD foi produzido pelo Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP) com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)

O diretor do Colégio Estadual Professor Flavio Warken, Pedro José de Campos Júnior afirma que inseriu discussões sobre os Objetivos do Milênio na estruturação da política pedagógica da instituição. "Todos os conceitos relacionados aos Objetivos foram trabalhados em sala de aula pelos professores e alunos e também durante a gincana extra-curricular". Uma das provas da gincana era a composição de uma música que englobasse todos os Objetivos. Foram selecionadas as três melhores e duas delas venceram o concurso. A canção Um astronauta e o mundo faz uma síntese da realidade brasileira em cada uma das temáticas dos Objetivos: fome, educação, saúde e meio ambiente.

Para Gleyse Peiter, secretária-executiva do COEP nacional, o objetivo do projeto é incentivar os jovens para o exercício da cidadania e para isso eles precisam ter um conceito claro sobre o tema. Segundo ela, a estratégia de motivação dos jovens envolve a promoção de um concurso anual que permite aos jovens diferentes formas de expressão de cidadania por meio de redação (2001), poesia e frases mobilizadoras (2002), troca de cartas (2003), esquetes (2004) e música (2005).

A variedade de ritmos é um aspecto que chama atenção, segundo Gleyce. "O CD tem rap, forró, samba, baladas, tem de tudo. É bem diverso, até porque foi feito em muitas regiões diferentes", destaca.

Em cada um dos 18 estados participantes, além do Distrito Federal e do município de Foz do Iguaçu, foram selecionadas três músicas sendo que as primeiras colocadas foram incluídas no CD. Igualdade, paz, amor, união e solidariedade são questões que aparecem já nos títulos das canções. O samba Filhos do Brasil representa o Rio de Janeiro e fala de paz, amor e união. Os alunos do Distrito Federal cantam Nossa realidade lembrando que cada um deve fazer a sua parte. Minas Gerais vem com Prato Vazio que diz que "só caridade não resolve não". De Pernambuco vem o rap Uma gota no oceano, cobrando o fim do preconceito e mais igualdade entre os cidadãos.

A produção musical é parte do projeto "O COEP e a Escola Caminhando juntos na Construção da Cidadania", que desde 2001 promove discussões com alunos de escolas públicas sobre ética, respeito às diferenças, mobilização, solidariedade e cidadania. Este ano haverá um novo concurso de música sobre os Objetivos do Milênio, e o CD será distribuído no próximo ano. As músicas vencedoras estão disponíveis no site Mobilizadores COEP (www.mobilizadorescoep.org.br).

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692