21/06/2006

Nós Podemos Paraná

Quatro mil pessoas participaram da primeira etapa.

A primeira etapa do Círculo Paranaense dos 8 Jeitos de Mudar o Mundo chega ao fim com um saldo de participação de aproximadamente 4 mil pessoas. Lideranças de todo o Estado participaram dos 17 encontros para articular ações que possibilitem ao Paraná cumprir os Objetivos do Milênio até 2010, antecipando em cinco anos o prazo previsto pela ONU.

O diretor superintendente do Instituto Paraná Desenvolvimento (IPD), Rodrigo Santos da Rocha Loures, acredita que foi atingida a meta de mobilizar a população em prol dos Objetivos do Milênio. "O estado brasileiro está falido e a rede voluntária que está sendo formada a partir dos encontros é a resposta legítima da comunidade na busca de soluções  para  os  problemas locais", diz.

A participação da comunidade e de lideranças foi fundamental para o desenvolvimento dos trabalhos. "Só mudamos a realidade a partir do conhecimento do mundo em que estamos. Ninguém melhor que a comunidade, as prefeituras e lideranças locais para conhecer as fortalezas e os problemas a serem resolvidos", afirma Rocha Loures.

A iniciativa é uma proposta do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), órgão consultivo do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, realizado pelo Sistema Fiep e pelo Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), programa do IPD.

Existem campanhas em todo o Brasil para disseminar e fazer cumprir as Metas do Milênio, mas é a primeira vez que uma instituição privada e do porte da Fiep assume a campanha.

Propostas - Para garantir uma educação básica de qualidade a todas as crianças, a região de Piên, no sudeste do Estado, sugere que as escolas sejam equipadas e se tornem mais atrativas aos alunos, e que sejam feitas visitas domiciliares para cadastramentos de crianças que não estão estudando.

Os participantes de Piraquara acreditam que a melhoria do saneamento básico e um maior controle das condições nutricionais das crianças podem contribuir para a redução da mortalidade infantil. Já os representantes de Toledo elegeram como prioridade a implementação e ampliação dos serviços da pastoral, do Programa Saúde da Família e de entidades assistenciais.

Os municípios de São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande apontam o trabalho de agentes ambientais em parceria com lideranças da comunidade como a melhor forma de garantir a sustentabilidade ambiental. Em Campo Mourão foram elencados como ações prioritárias para melhorar a qualidade de vida da população o desenvolvimento das potencialidades locais e o fortalecimento de políticas públicas voltadas à redução das desigualdades sociais.

Próximos passos - Os encontros do Círculo Paranaense dos 8 Jeitos de Mudar o Mundo ocorreram em Curitiba e RMC, Irati, Guarapuava, Toledo, Bandeirantes, Paranavaí, Umuarama, Campo Mourão, Apucarana, Paranaguá, Ponta Grossa e Coronel Vivida. Em cada local foram formados Núcleos Regionais que serão os responsáveis pelo gerenciamento das ações sugeridas nas reuniões.

"Cada núcleo tem o desafio de, através da mobilização da região, atingir os objetivos. Os seus componentes serão multiplicadores das ações e projetos propostos e responsáveis pela articulação entre empresas cidadãs, poder público, ONGs e movimentos sociais", completa Rocha Loures.

Os núcleos são compostos por representantes de cada um dos oito Objetivos do Milênio e contam com o apoio do Sistema Fiep.
De acordo com o diretor superintendente do IPD, o trabalho iniciado com o Círculo Paranaense é o primeiro passo para a mudança social e econômica que transformará o Paraná em referência nacional. "O mundo já mudou. As realidades social e econômica estão mais complexas e as estruturas e instituições criadas para nos representar não funcionam ou estão funcionando mal. É através da criação da rede voluntária resultante dos encontros e tendo os Objetivos do Milênio como nosso guia que vamos contribuir para o futuro do Paraná", afirma.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692