07/06/2006

Nós Podemos Paraná

Região de Ponta Grossa quer antecipar Objetivos do Milênio

O município de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, participou nesta terça-feira (06) do Círculo Paranaense dos 8 Jeitos de Mudar o Mundo. O evento é uma proposta do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), órgão consultivo do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), realizado pelo Sistema Fiep e Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), programa do Instituto Paraná Desenvolvimento (IPD) e objetiva articular ações que possibilitem ao Paraná cumprir os Objetivos da ONU até 2010, antes do prazo estabelecido de 2015.

O principal objetivo é a conscientização da população em relação aos objetivos e a formação de uma rede voluntária comprometida com o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Paraná. "Os Objetivos do Milênio são um roteiro para as empresas produzirem suas ações sociais. Queremos reverter a idéia de que responsabilidade social é apenas filantropia. As ações não se fazem apenas para a sociedade, mas com o auxílio dela", afirma a coordenadora do projeto, Maria Aparecida Zago.

O coordenador regional do Sistema Fiep em Ponta Grossa, Jarbas Góes afirma que as empresas da região estão engajadas em projetos de responsabilidade social. "Os empresários estão se conscientizando de que a responsabilidade social deve fazer parte de suas agendas. Para incentivá-los, a prefeitura certifica todos os projetos com o Selo Social, que reconhece trabalhos de desenvolvimento sustentável".

Participaram do encontro  18 municípios da região de Ponta Grossa. Alguns deles já trabalham com projetos que buscam cumprir os Objetivos do Milênio: erradicar a extrema pobreza e a fome; reduzir o analfabetismo; promover a igualdade dos gêneros; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater a Aids, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

É o caso do projeto Menarca, que tem por objetivo promover a conscientização de adolescentes sobre os riscos das doenças sexualmente transmissíveis, Aids, gravidez precoce e câncer de mama. "A região de Ponta Grossa tem elevado índice de gravidez na adolescência e HIV. Com o projeto, já conseguimos reduzir o índice de gravidez em meninas de escolas públicas e particulares que participam das palestras", afirma o coordenador do projeto, Nelson Canabarro.

Outra preocupação da região é em relação ao meio ambiente. Segundo o secretário municipal de qualificação profissional de Ponta Grossa, Luiz Simão Staszczak, cerca de 28 mil estudantes de Ponta Grossa têm aulas de educação ambiental no currículo. "Temos que começar a conscientização pela base, e nada melhor que mostrar para as crianças a importância da preservação ambiental".

Reta final - Já ocorreram encontros na Região Metropolitana de Curitiba, Irati, Guarapuava, Toledo, Bandeirantes, Curitiba, Paranavaí, Umuarama, Campo Mourão, Apucarana e Paranaguá. Nestas regiões, foram formados Núcleos Regionais que serão os responsáveis por coordenar a execução das ações prioritárias propostas pelos participantes. O último encontro acontece nesta quinta-feira (06) em Coronel Vivida, finalizando os 17 Círculos de Diálogo em todas as regiões do Estado.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692