07/06/2006

Nós Podemos Paraná

Meio ambiente é prioridade para Paranaguá

Lideranças políticas, empresariais, estudantes e comunidade em geral de Paranaguá e mais seis municípios do litoral paranaense se reuniram nesta terça-feira (06) para discutir a realidade da região e propor ações que possibilitem ao Paraná cumprir os Objetivos da ONU até 2010, antes do prazo estabelecido de 2015. O encontro faz parte do Círculo Paranaense dos 8 Jeitos de Mudar o Mundo, proposta do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), órgão consultivo do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), realizado pelo Sistema Fiep e Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), programa do Instituto Paraná Desenvolvimento (IPD).

O principal objetivo dos encontros é tornar o Paraná referência em qualidade de vida e sustentabilidade. "As mudanças ocorrem somente com o conhecimento da realidade e problemas da região. O diálogo e a troca de experiências entre os participantes são de extrema importância para o desenvolvimento de projetos futuros que visem o cumprimento dos Objetivos", afirma o diretor superintendente do IPD, Rodrigo Santos da Rocha Loures.

O vice-presidente executivo do Sistema Fiep e coordenador regional da Fiep em Paranaguá, Reilly Agari Algodoal, acredita que as mudanças devem começar pela base, ou seja, nos municípios onde estão os problemas. "A maneira mais fácil de encontrarmos a solução dos problemas é através do conhecimento da realidade em que vivemos. Não adianta esperarmos que um decreto vindo de Brasília vá acabar com nossos problemas, temos que nos mobilizar para encontrarmos nós mesmos a solução".

Segundo Algodoal, o principal problema enfrentado na região é em relação ao meio ambiente. Existe em Paranaguá uma estação de tratamento de esgoto que funciona apenas de maneira experimental e não dá conta do tratamento de esgoto do município. "O esgoto dos domicílios é lançado diretamente na galeria de águas pluviais e, sem nenhum tratamento, chega à baía de Paranaguá". Outro problema é a falta de indústrias na região. "Há um mau gerenciamento do governo estadual com os recursos aplicados na região. É claro que temos que preservar a biodiversidade, mas as restrições ambientais impedem a instalação de indústrias na região. O meio ambiente e a industrialização deveriam andar juntos para garantir uma melhora na economia", diz.

No encontro participaram os municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná.

Reta final - Já ocorreram encontros na Região Metropolitana de Curitiba, Irati, Guarapuava, Toledo, Bandeirantes, Curitiba, Paranavaí, Umuarama, Campo Mourão, Apucarana e Ponta Grossa. Nestas regiões, foram formados Núcleos Regionais que serão os responsáveis por coordenar a execução das ações prioritárias propostas pelos participantes. O último encontro acontece nesta quinta-feira (06) em Coronel Vivida, finalizando os 17 Círculos de Diálogo em todas as regiões do Estado.

Coment�rios - Deixe seu coment�rio

por Gisele Trayczyk - Terça-feira, 29 de Setembro de 2009 - 19:52:38 - Comentar

quero receber todas as notícias publicadas sobre a entrada de indústrias nos municípios do litoral do Paraná, e assuntos relacionados ao Município de Pontal do Paraná

Site Seu blog ou p�gina pessoal