01/06/2006

Nós Podemos Paraná

Campo Mourão discute formas de mudar o mundo

Campo Mourão e mais 52 municípios da região centro-ocidental do Estado participam nesta quinta-feira (01) do Círculo Paranaense dos 8 Jeitos de Mudar o Mundo. Lideranças políticas, empresariais, estudantes e comunidade em geral se reuniram para articular ações que possibilitem ao Paraná cumprir os Objetivos da ONU até 2010, antes do prazo estabelecido de 2015.

O vice-presidente executivo do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná e coordenador executivo da Fiep em Campo Mourão, Alcione Jacob, elogia a proposta do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), órgão consultivo do Sistema Fiep, que, juntamente com o Sistema Fiep e Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), programa do Instituto Paraná Desenvolvimento (IPD), realizam os encontros. "É uma proposta ousada, mas que certamente trará desenvolvimento às regiões. É preciso diminuir a fome, a pobreza, melhorar a saúde e a educação para atrairmos mais investimentos", afirma.

De acordo com o prefeito de Campo Mourão, Nelson José Tureck, este projeto é um salto positivo que o Paraná dá rumo ao desenvolvimento. "Temos que valorizar as potencialidades regionais e investir em quem produz". Tureck afirma que Campo Mourão já trabalha com projetos que buscam o alcance dos Objetivos. Um deles relaciona-se ao terceiro Objetivo, que propõe a igualdade entre os sexos e a valorização da mulher. "Somos o terceiro município paranaense a criar uma secretaria específica para a mulher, que valoriza seu trabalho e combate as desigualdades", diz.

De acordo com levantamento realizado pelo Orbis, na região não há problemas de desigualdade de gênero na educação, pelo contrário, há até mais mulheres na escola. Entretanto, com relação à remuneração, as mulheres ainda ganham menos que os homens. Em 1990, o salário das mulheres correspondia a 69% do salário masculino para as mesmas funções. Em 2004, esse percentual era de 81%.

Já ocorreram encontros na Região Metropolitana de Curitiba, Irati, Guarapuava, Toledo, Bandeirantes, Curitiba, Umuarama, Paranavaí e Apucarana. Nestas regiões, foram formados Núcleos Gestores que serão os responsáveis por coordenar a execução das ações prioritárias propostas pelos participantes.

Reta final - Na próxima semana serão realizados mais três eventos, totalizando 17 encontros em todas as regiões do Estado. Dando continuidade à programação do Círculo Paranaense dos 8 Jeitos de Mudar o Mundo, os próximos encontros acontecem na terça-feira (06) em Ponta Grossa e Paranaguá, e na quinta-feira (08) em Coronel Vivida.

Coment�rios - Deixe seu coment�rio

por shareitapp - Quarta-feira, 15 de Novembro de 2017 - 10:05:42 - Comentar

REALLY WORTHY POST ADMIN THANKS FOR THIS.
GREAT POST ADMIN thanks
Click here

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692