01/06/2006

Nós Podemos Paraná

500 pessoas particpam dos debates na região de Apucarana

Lideranças políticas, empresariais, estudantes e comunidade em geral de Apucarana e mais 47 municípios da região norte-central do Estado participaram nesta quinta-feira (01) do Círculo Paranaense dos 8 Jeitos de Mudar o Mundo. Cerca de 500 pessoas passaram o dia conhecendo a realidade da região e articulando ações que possibilitem ao Paraná cumprir os Objetivos da ONU até 2010, antes do prazo estabelecido de 2015.

O diretor superintendente do Instituto Paraná Desenvolvimento (IPD), Rodrigo Santos da Rocha Loures, acredita que a alternativa para o alcance dos Objetivos é a articulação entre os setores para pressionar o poder público na busca de soluções. "A população cresceu quase três vezes desde a década de 1960, mas os governos não cresceram no mesmo ritmo e não conseguiram chegar a todos os lugares. Não podemos depender somente das instituições governamentais para solucionar os problemas da nossa região".

Já para o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Rodrigo Costa da Rocha Loures, o desafio assumido pelo Paraná de antecipar as metas da ONU é definir estratégias para um mundo melhor, mais justo e com menos desigualdades.

Segundo o vice-presidente executivo do Sistema Fiep da região de Apucarana e Arapongas, Sebastião Ferreira Martins, as áreas de meio ambiente e qualidade de vida são as que mais interessaram os participantes. "A região de Apucarana faz parte  do Vale do Ivaí. O meio ambiente e a qualidade de vida são grandes obstáculos para o desenvolvimento, visto que temos municípios muito pobres". De acordo com levantamento realizado em 2000 pelo Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis) na região, 48% dos moradores urbanos não tinham acesso à rede de esgoto, 4% não tinham acesso à água tratada ligada à rede geral canalizada em pelo menos um cômodo, e 6% não contavam com coleta de lixo.

Para o diretor do IPD, só é possível transformar a realidade com o conhecimento das carências e fortalezas da região. "A região de Apucarana, em relação ao restante do Estado, tem um dos melhores indicadores de sustentabilidade. Isto é a prova de que o trabalho que vem sendo feito na região já está surtindo resultados", diz.

Em Apucarana, a prefeitura está investindo em programas que trabalham com os Objetivos do Milênio. De acordo com o prefeito do município, Valter Pegorer, após a adoção do projeto Escola da Gestante, a mortalidade infantil na cidade diminuiu de 24 para 12 óbitos a cada 1000 nascidos vivos, além de zerar a mortalidade materna. "Estes números são prova de que através da união de líderes de todos os setores, agentes comunitários, empresários e professores podemos mudar a realidade".

O levantamento do Orbis aponta que na região, entre 1990 e 2003, a taxa de mortalidade infantil em menores de cinco anos diminuiu de 33,51 óbitos para 17,43, faltando pouco para alcançar a meta de 11,2.

Já ocorreram encontros na Região Metropolitana de Curitiba, Irati, Guarapuava, Toledo, Bandeirantes, Curitiba, Umuarama, Paranavaí e Campo Mourão. Nestas regiões, foram formados Núcleos Gestores que serão os responsáveis por coordenar a execução das ações prioritárias propostas pelos participantes.

O evento é uma proposta do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), órgão consultivo do Sistema Fiep, realizado pelo Sistema Fiep e pelo Orbis, que é um programa do IPD.

Reta final - Na próxima semana serão realizados mais três eventos, totalizando 17 encontros em todas as regiões do Estado. Dando continuidade à programação do Círculo Paranaense dos 8 Jeitos de Mudar o Mundo, os próximos encontros acontecem na terça-feira (06) em Ponta Grossa e Paranaguá, e na quinta-feira (08) em Coronel Vivida.

Coment�rios - Deixe seu coment�rio

por shareitapp - Quarta-feira, 15 de Novembro de 2017 - 10:07:44 - Comentar

GREAT POST ADMIN thanks
Click here