30/05/2006

Nós Podemos Paraná

Círculo Paranaense reúne 750 pessoas em Paranavaí e Umuarama

Paranavaí e Umuarama discutem jeitos de mudar o mundo

A região noroeste participou nesta terça-feira (30) das discussões do Círculo Paranaense dos 8 Jeitos de Mudar o Mundo. Os eventos, que ocorreram simultaneamente em Paranavaí e Umuarama, registraram recorde de participantes: cerca de 750 pessoas entre lideranças políticas, empresariais, estudantes e comunidade em geral participaram das discussões.

O diretor superintendente do Instituto Paraná Desenvolvimento (IPD), Rodrigo Santos da Rocha Loures, acredita que só é possível transformar a realidade com o conhecimento das carências e fortalezas da região. "O governo não consegue atender a todas as necessidades da população, por isso, precisamos da ajuda da comunidade que, por meio de projetos que incentivem a adoção de políticas públicas, revertam a realidade", diz.

O vice-presidente executivo do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e coordenador regional da Fiep de Maringá, Paulo Meneguetti, acredita que o envolvimento da comunidade é de extrema importância para a continuidade do projeto. "O que podemos fazer? Temos que estimular o voluntariado e instituir projetos de cidadania para reverter os indicadores da região". Rocha Loures acredita que as "empresas cidadãs" são de extrema importância para auxiliar a execução dos projetos. "São empresas que apóiam os Objetivos do Milênio, têm trabalhos de responsabilidade social, são contra o trabalho infantil e valorizam a educação de jovens por meio do envolvimento com a comunidade".

Segundo o presidente da Associação de Municípios de Entre Rios (Amerios) - que abrange os 32 municípios participantes do encontro em Umuarama - Amarildo Ribeiro Novato, o principal obstáculo que a região enfrenta é a falta de trabalho ocasionada, em parte, pelo êxodo rural. "Ao chegar às cidades, as pessoas se deparam com uma realidade totalmente diferente da almejada. O único meio de combater a fome e a miséria é por meio da geração de trabalho".

Os indicadores de sustentabilidade da região já melhoraram entre 1991 e 2004, mas ainda há desigualdades. "Temos alguns índices considerados bons, mas ainda há grandes desigualdades regionais. A questão econômica é um ponto desfavorável. É preciso criar riquezas, aumentar a industrialização e a quantidade de empregos na região para revertermos a situação", afirma o prefeito de Paranavaí, Maurício Yamakawa. O vice-presidente executivo do Sistema Fiep e coordenador regional da Fiep de Umuarama, Pedro Arildo Ruiz Filho compartilha da opinião de Yamakawa. "O município de Umuarama já atingiu vários indicadores, entre os quais a mortalidade infantil, que é um dos menores do Brasil. Mas temos que pensar a região como um todo e infelizmente ainda há muito que se melhorar".

O evento é uma proposta do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), órgão consultivo do Sistema Fiep, realizado pelo Sistema Fiep e Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), programa do Instituto Paraná Desenvolvimento (IPD), e visa discutir a realidade da região e propor ações que possibilitem ao Paraná cumprir os Objetivos da ONU até 2010, antes do prazo estabelecido de 2015.

Próximos encontros - Até a primeira quinzena de junho serão realizados mais cinco eventos, totalizando 17 encontros em todas as regiões do Estado. Dando continuidade à programação do Círculo Paranaense dos 8 Jeitos de Mudar o Mundo, os próximos encontros acontecem na quinta-feira (01) em Apucarana e Campo Mourão.

Coment�rios - Deixe seu coment�rio

por shareitapp - Quarta-feira, 15 de Novembro de 2017 - 10:10:12 - Comentar

GREAT POST ADMIN thanks
Click here