26/05/2006

Nós Podemos Paraná

Educação, saúde e meio ambiente são prioridades do Paraná para os próximos 4 anos

Fortalecimento do papel do professor e compromisso político com a educação, formação de comitês de mortalidade materna e infantil, educação ambiental nas escolas e conscientização das empresas com o meio ambiente. Essas foram as principais propostas sugeridas pelos participantes dos primeiros encontros do Círculo Paranaense dos 8 Jeitos de Mudar o Mundo. Os eventos foram realizados em Piên, Araucária, Rio Branco do Sul, Piraquara, Irati, Guarapuava e São José dos Pinhais e têm como objetivo articular ações que possibilitem o Paraná alcançar os Objetivos da ONU até 2010, cinco anos antes do prazo estabelecido pela ONU.

O diretor superintendente do Instituto Paraná Desenvolvimento (IPD), Rodrigo Santos da Rocha Loures, acredita que a alternativa para o alcance dos Objetivos é a articulação entre os setores para pressionar o poder público na busca de soluções. "O estado brasileiro está falido e a rede voluntária que está sendo formada a partir dos encontros é a resposta legítima da comunidade na busca de soluções  para  os  problemas de cada região", diz.

Para garantir uma educação básica de qualidade a todas as crianças, a região de Piên, no sudeste do Estado, sugere que as escolas sejam equipadas e se tornem mais atrativas aos alunos, e que sejam feitas visitas domiciliares para cadastramentos de crianças que estão fora da escola. Outra proposta é a organização de cursos profissionalizantes para uma melhor qualificação profissional. Os participantes de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, propuseram a implantação de cursos de formação profissional para jovens do ensino médio, no contra-turno escolar, garantindo uma maior inserção no mercado de trabalho.

Os participantes de Piraquara acreditam que a melhoria do saneamento básico e um maior controle das condições nutricionais das crianças podem contribuir para a redução da mortalidade infantil. Para melhorar a saúde das gestantes, Irati propôs que todas elas tenham fácil acesso aos serviços de saúde.

Os municípios de São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande elegeram como formas de garantir a sustentabilidade ambiental o trabalho de agentes ambientais em parceria com lideranças da comunidade. Para a região de Araucária, a educação ambiental nas escolas e a participação são os primeiros passos para o desenvolvimento sustentável.

O evento é uma proposta do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), órgão consultivo do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), realizado pelo Sistema Fiep e Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), programa do Instituto Paraná Desenvolvimento (IPD).

Próximos encontros - Até a primeira quinzena de junho serão realizados mais sete eventos, totalizando 17 encontros em todas as regiões do Estado. Dando continuidade à programação do Círculo Paranaense dos 8 Jeitos de Mudar o Mundo, os próximos encontros acontecem na terça-feira (30) em Umuarama e Paranavaí.

Coment�rios - Deixe seu coment�rio

por shareitapp - Quarta-feira, 15 de Novembro de 2017 - 10:11:57 - Comentar

GREAT POST ADMIN thanks
Click here