19/05/2006

Nós Podemos Paraná

São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande discutem Jeitos de Mudar o Mundo

Os municípios de São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, participaram nesta quinta-feira (18) do Círculo Paranaense dos 8 Jeitos de Mudar o Mundo. O evento é uma proposta do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), órgão consultivo do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), realizado pelo Sistema Fiep e Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), programa do Instituto Paraná Desenvolvimento (IPD) e objetiva articular ações que possibilitem ao Paraná cumprir os Objetivos da ONU até 2010, antes do prazo estabelecido de 2015.

O principal objetivo dos encontros é tornar o Paraná referência em qualidade de vida e sustentabilidade. "As mudanças ocorrem somente com o conhecimento da realidade e problemas da região. O diálogo e a troca de experiências entre os participantes são de extrema importância para o desenvolvimento de projetos futuros que visem o cumprimento dos Objetivos", afirma o diretor superintendente do IPD, Rodrigo Santos da Rocha Loures.

Ele afirma que entre 1991 e 2000 a maioria dos indicadores na região já avançou. "Já estamos vivendo um processo de transformação da realidade social, mas dependemos do nosso próprio esforço e capacidade regional para articular o desenvolvimento social e econômico do futuro", diz.

De acordo com o superintendente do Sistema Fiep, Arthur Carlos Peralta Neto, a região de São José dos Pinhais teve um grande desenvolvimento demográfico e econômico nos últimos anos, que não foi acompanhado pelo desenvolvimento social. "Existem regiões que continuam com grandes problemas sociais. Os municípios demandam que a comunidade, através do voluntariado, e em parceria com o empresariado, ONGs, entidades sociais, possa propor ações para a melhoria dos indicadores".

O vice-presidente executivo da Fiep e coordenador regional da Fiep de São José dos Pinhais, Victor Alfredo Hogan, o principal papel do Sistema Fiep é mobilizar a comunidade, as prefeituras, os empresários e as entidades sociais para contribuir para o alcance dos Objetivos. "A população precisa de orientação de como contribuir, que tipo de ações pode fazer".

O prefeito de São José dos Pinhais, Leopoldo Meyer, acredita que as ações do Círculo Paranaense diminuirão as desigualdades na região. "Temos muitos projetos que trabalham com os Objetivos, principalmente em parceria entre a prefeitura e Igrejas e associações de bairro. Com o evento, poderemos conhecer melhor a realidade do município e saber exatamente onde devem ser feitos os investimentos".

Projetos - No encontro participaram os municípios de São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande. São José já trabalha com alguns projetos que buscam contemplar a erradicação da fome, a universalização da educação, a participação efetiva da mulher em todas as esferas da sociedade em igualdade de condições, a diminuição da mortalidade materna e infantil, o combate à Aids e a preservação da biodiversidade.

É o caso da Escola de Informática e Cidadania, mantida pela Infraero, que oferta aulas de informática para jovens de 12 a 18 anos nas mediações do aeroporto. Outro projeto é o Remando para vencer, da Audi, que integra meninos de baixa renda do município por meio do esporte.

Indicadores - De acordo com levantamento realizado pelo Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), em São José dos Pinhais, o percentual de pessoas abaixo da linha da pobreza diminuiu entre 1991 e 2000, mas ainda falta bastante para se alcançar a meta de 9,6%. Em 1991, 19,1% da população encontrava-se nesta faixa, contra 15,4% em 2000. No município de Fazenda Rio Grande a situação é um pouco mais complicada: em 2000, 21,6% da população estava abaixo da linha de pobreza. Segundo a coordenadora executiva do Orbis, Luciana Brenner, apesar da melhoria nos indicadores, "não podemos nos contentar com esta situação e precisamos nos articular para atingirmos o desenvolvimento sustentável".

Com relação à educação, os dois municípios registram bons índices de freqüência no ensino fundamental. Em São José, 91% das crianças na faixa dos 7 a 14 anos estavam freqüentando o ensino fundamental em 2000, contra 86% em 1991. Já em Fazenda Rio Grande, 89% das crianças estavam matriculadas no ensino fundamental em 2000. No ensino médio, a situação era mais complicada: apenas 43% dos jovens entre 15 a 17 anos estavam na escola em São José dos Pinhais em 2000.

Na região não há problemas de desigualdade de gênero na educação, pelo contrário, há até mais mulheres na escola. Entretanto, com relação à remuneração, as mulheres ainda ganham menos que os homens. Em São José, em 1990, o salário das mulheres correspondia a 64% do salário masculino para as mesmas funções. Em 2004, esse percentual era de 70%.

O levantamento do Orbis aponta ainda que a taxa de mortalidade infantil ainda é elevada nos dois municípios. Em São Jose, em 2003, foram registrados 21,4 óbitos para cada 1000 nascidos vivos. Em Fazenda Rio Grande foram 25,7 mortes. Com relação à mortalidade materna, um dado preocupante: em Fazenda Rio Grande uma a cada quatro mães é adolescente e em São José, uma a cada cinco.

Próximos encontros - Dando continuidade à programação do Círculo Paranaense dos 8 Jeitos de Mudar o Mundo, os próximos encontros acontecem na próxima terça-feira (23) em Toledo e Bandeirantes.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692