17/05/2006

Nós Podemos Paraná

Círculo Paranaense dos 8 Jeitos de Mudar o Mundo chega a São José dos Pinhais e Guarapuava

Os municípios de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e Guarapuava, na região central, participam nesta quinta-feira (18) do Círculo Paranaense dos 8 Jeitos de Mudar o Mundo. O evento é uma proposta do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), órgão consultivo do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), realizado pelo Sistema Fiep e Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), programa do Instituto Paraná Desenvolvimento (IPD) e objetiva articular ações que possibilitem ao Paraná cumprir os Objetivos da ONU até 2010, antes do prazo estabelecido de 2015.

De acordo com o diretor superintendente do IPD, Rodrigo Santos da Rocha Loures, este trabalho dá início à transformação social e econômica que transformará o Paraná em referência nacional. "O Paraná, em relação aos Estados do sul do país tem os menores índices de desenvolvimento humano da região. Com este movimento, seremos pioneiros, daremos a volta por cima e vamos atingir os 8 Objetivos do Milênio até 2010", diz.

O principal objetivo é a conscientização da população em relação aos objetivos e a formação de uma rede voluntária comprometida com o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Paraná. "Os Objetivos do Milênio são um roteiro para as empresas produzirem suas ações sociais. Queremos reverter a idéia de que responsabilidade social é apenas filantropia. As ações não se fazem apenas para a sociedade, mas com o auxílio dela", afirma a coordenadora do projeto, Maria Aparecida Zago.

No encontro de Guarapuava participam 25 municípios, como Ponta Grossa, Pitanga, Laranjeiras do Sul, Reserva do Iguaçu e Santa Maria do Oeste. O evento, que acontece nas Faculdades Guarapuava, Av. Rubens Siqueira Ribas, 1500 - Bairro do Jordão, pretende reunir cerca de 400 pessoas. No outro encontro participam São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande.

São José já trabalha com alguns projetos que buscam cumprir os Objetivos do Milênio: erradicar a extrema pobreza e a fome; reduzir o analfabetismo; promover a igualdade dos gêneros; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater a Aids, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

É o caso da Escola de Informática e Cidadania, mantida pela Infraero, que oferta aulas de informática para jovens de 12 a 18 anos nas mediações do aeroporto. Outro projeto é o Remando para vencer, da Audi, que integra meninos de baixa renda do município por meio do esporte.

O evento, que acontece no Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Paz, rua Joana Percegona Zen, 78/540, bairro Borda do Campo pretende reunir cerca de 300 pessoas. Outras informações e inscrições podem ser obtidas por meio do site www.nospodemosparana.org.br, ou pelo fone 0800-6460008.

Próximos encontros - Dando continuidade à programação do Círculo Paranaense dos 8 Jeitos de Mudar o Mundo, o próximo encontro acontece na próxima terça-feira (23) em Toledo e Bandeirantes.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692