10/05/2006

Nós Podemos Paraná

Araucária e Rio Branco do Sul discutem 8 Jeitos de Mudar o Mundo

Erradicação da fome. Universalização da educação. Participação efetiva da mulher em todas as esferas da sociedade em igualdade de condições. Diminuição da mortalidade materna e infantil. Combate à Aids. Preservação da biodiversidade. Esses são os principais desafios assumidos pelos participantes do Círculo Paranaense dos 8 Jeitos de Mudar o Mundo em Araucária e Rio Branco do Sul nesta terça-feira (09), evento proposto pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), órgão consultivo do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e realizado pelo Sistema Fiep e Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), programa do Instituto Paraná Desenvolvimento (IPD).

De acordo com o diretor superintendente do IPD, Rodrigo Santos da Rocha Loures, o trabalho dá início à transformação social e econômica que tornará o Paraná referência nacional. "O mundo já mudou. As realidades social e econômica estão mais complexas e as estruturas e instituições criadas para nos representar não funcionam ou estão funcionando mal. É através da criação da rede voluntária resultante dos encontros que vamos contribuir para o futuro do Paraná".

Segundo o gerente da unidade do Sesi/Senai de Rio Branco do Sul, Laertes Vieira, o projeto vai contribuir para o desenvolvimento econômico, social e sustentável da região. "Com o trabalho conjunto conseguiremos antecipar o alcance dos Objetivos para 2010".

O prefeito de Rio Branco do Sul, Amauri Cezar Johnsson elogia a iniciativa do Sistema Fiep. "O evento de hoje é um exemplo de sensibilização das entidades e da população. Tenho certeza que daqui sairão projetos que poderão mudar a realidade dos municípios". O chefe de gabinete da prefeitura de Araucária, Algaci Lopes, acredita na importância do envolvimento da comunidade em um projeto como este. "Nossa região já trabalha com vários projetos em prol dos Objetivos. Este é um incentivo a mais para envolvermos ainda mais a comunidade nos trabalhos", afirmou.

No encontro de Araucária estiveram presentes representantes dos municípios de Campo largo, Balsa Nova e Contenda. No de Rio Branco do Sul estavam Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Tunas do Paraná, Itaperuçu, Campo Magro, Colombo e Almirante Tamandaré.

Indicadores - De acordo com levantamento realizado pelo Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), na região de Araucária, o percentual de pessoas abaixo da linha da pobreza diminuiu entre 1991 e 2000, mas ainda falta pouco para se alcançar a meta de 14%. Em 1991, 28% da população encontrava-se nesta faixa, contra 19% em 2000. Já nos municípios que compõem a região de Rio Branco do Sul, o percentual variou de 27% em 1991, a 19%, em 2000.

Segundo a coordenadora executiva do Orbis, Luciana Brenner, apesar da melhoria nos indicadores, "não podemos nos contentar com esta situação e precisamos nos articular para atingirmos o desenvolvimento sustentável".

Com relação à educação, 90% das crianças na faixa dos 7 a 14 anos estavam freqüentando o ensino fundamental na região de Araucária em 2000. No ensino médio, a situação era mais complicada: apenas 40% dos jovens entre 15 a 17 anos estavam na escola em 2000. Já na região de Rio Branco do Sul os índices são um pouco menores: 86% para o ensino fundamental e 34% para o ensino médio.

A mortalidade infantil diminuiu em ambas as regiões entre 1990 e 2003. Em Araucária, o índice variou de 45 a 23 mortes a cada 1.000 nascidos vivos, enquanto que em Rio Branco do Sul diminuiu de 68 a 22 mortes.

Projetos - A maioria dos municípios das regiões já trabalha com projetos que buscam cumprir os Objetivos do Milênio. É o caso do projeto Prato Popular, da empresa Gerdau Açominas, de Araucária. São servidas refeições no valor de R$ 1 o prato à população carente da região. Fora do horário de almoço, o salão da empresa é usado como centro comunitário, no qual são promovidos cursos, palestras, sessões de cortes de cabelo e de higiene bucal.

Em Rio Branco do Sul, a empresa Furquim Bezerra está contribuindo para a melhoria do nível de escolaridade de seus funcionários. A Escola Rio Branco, mantida pela empresa, foi criada para alfabetizar os funcionários e dar suporte àqueles que ainda não terminaram os estudos.

Próximos encontros - Para dar continuidade ao Círculo Paranaense dos
8 Jeitos de Mudar o Mundo, os próximos encontros serão realizados na quinta-feira (11) em Piraquara e Irati.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692