08/05/2006

Nós Podemos Paraná

Círculo Paranaense dos 8 Jeitos de Mudar o Mundo chega a Araucária e Rio Branco do Sul

Araucária e Rio Branco do Sul, municípios da Região Metropolitana de Curitiba, participam nesta terça-feira (09) do Círculo Paranaense dos 8 Jeitos de Mudar o Mundo. O encontro, que objetiva articular ações que possibilitem ao Paraná cumprir os Objetivos da ONU até 2010, antes do prazo estabelecido de 2015, deve reunir cerca de 600 pessoas entre lideranças políticas, empresariais e a comunidade nas regiões. O evento, uma proposta do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), órgão consultivo do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), é realizado pelo Sistema Fiep e Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), programa do Instituto Paraná Desenvolvimento (IPD).

No encontro de Araucária, participam os municípios de Campo Largo, Balsa Nova e Contenda. No de Rio Branco do Sul, são esperados representantes de Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Tunas do Paraná, Itaperuçu, Campo Magro, Colombo e Almirante Tamandaré. A maioria dos municípios participantes já trabalha com projetos que buscam cumprir os Objetivos do Milênio: erradicar a extrema pobreza e a fome; reduzir o analfabetismo; promover a igualdade dos gêneros; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater a Aids, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

É o caso do projeto Prato Popular, da empresa Gerdau Açominas, de Araucária. São servidas refeições à população de baixa renda no valor de R$ 1 o prato. Fora do horário de almoço, o salão da empresa é utilizado como centro comunitário, no qual são promovidos cursos, palestras, sessões de cortes de cabelo e de higiene bucal.

Para contribuir com o sétimo Objetivo - garantir a sustentabilidade ambiental -, a Companhia de Cimentos Itambé, de Balsa Nova, investe em aulas de educação ambiental para os alunos de escolas públicas do município, distribuindo folhetos e falando da importância da coleta seletiva do lixo.

A empresa Furquim Bezerra, de Rio Branco do Sul, está contribuindo para a melhoria do nível de escolaridade de seus funcionários. A Escola Rio Branco, mantida pela empresa, foi criada para alfabetizar os funcionários e dar suporte àqueles que ainda não terminaram os estudos. Além disso, semanalmente, voluntários da empresa ministram aulas de inglês e informática.

Até junho, serão realizados 17 encontros, em 10 regiões estratégicas do Estado, chamados de Círculos de Diálogo, formados pelas lideranças locais, que terão a missão de transformar as propostas em ações. De acordo com o diretor superintendente do IPD, Rodrigo Santos da Rocha Loures, este trabalho dá início à transformação social e econômica que tornará o Paraná referência nacional. "O Paraná tem os menores índices de desenvolvimento humano da Região Sul. Com este movimento, seremos pioneiros, daremos a volta por cima e atingiremos os 8 Objetivos do Milênio até 2010", acredita.

Outras informações e inscrições podem ser obtidas por meio do site www.nospodemosparana.org.br, ou pelo fone 0800-6460008.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692