05/05/2006

Nós Podemos Paraná

Mais de 300 pessoas entre lideranças políticas, empresariais, estudantes e comunidade em geral participaram das discussões em Piên na abertura do evento
Piên abre o Círculo Paranaense dos 8 Jeitos de Mudar o Mundo

O município de Piên, na região Sudeste do Estado, abriu nesta quinta-feira (04) a série de 17 encontros do Círculo Paranaense dos 8 Jeitos de Mudar o Mundo. Mais de 300 pessoas entre lideranças políticas, empresariais, estudantes e comunidade em geral participaram dos diálogos visando articular ações que permitam ao Paraná cumprir os Objetivos da ONU até 2010, antes do prazo estabelecido de 2015. O evento é uma proposta do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), órgão consultivo do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), realizado pelo Instituto Paraná Desenvolvimento (IPD) e Sistema Fiep. Em Piên, a realização do projeto teve o apoio da prefeitura municipal, da empresa Tafisa e Famossul.

De acordo com o diretor superintendente do IPD, Rodrigo Santos da Rocha Loures, este trabalho dá início à transformação social e econômica que tornará o Paraná referência nacional. "O Paraná tem os menores índices de desenvolvimento humano da Região Sul. Com este movimento, que hoje nasce em Piên, seremos pioneiros, daremos a volta por cima e atingiremos os 8 Objetivos do Milênio até 2010", disse.

O prefeito de Piên, Francisco Marques, elogiou a iniciativa do Sistema Fiep e destacou a importância do envolvimento da comunidade nos trabalhos. "Em municípios pequenos é muito importante que haja união e trabalhos em grupo para facilitar a concretização de projetos. Vejo esta iniciativa como o primeiro passo para mudarmos a realidade de nossa região", afirmou.

Rocha Loures destacou a importância da mobilização na região, que é composta por cerca de 150 mil habitantes e é formada pelos municípios de Agudos do Sul, Campo do Tenente, Lapa, Mandirituba, Piên, Quitandinha, Rio Negro e Tijucas do Sul. "Aqui vamos fazer história. Temos que começar pela nossa região para depois sermos exemplo para o Brasil".

Indicadores - De acordo com levantamento realizado pelo Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis) na região, o percentual de pessoas abaixo da linha da pobreza diminuiu entre 1991 e 2000, mas ainda falta muito para se alcançar a meta de 27%. Em 1991, 54% da população encontrava-se nesta faixa, contra 33% em 2000. Na área rural, em 2000, 42% das pessoas viviam abaixo da linha da pobreza.

Com relação à educação, 90% das crianças na faixa dos 7 a 14 anos estavam freqüentando o ensino fundamental em 2000. No ensino médio, a situação é mais complicada: apenas 37% dos jovens entre 15 a 17 anos estavam na escola em 2000.

O levantamento do Orbis aponta ainda que, entre 1990 e 2003, a taxa de mortalidade infantil na região diminuiu de 39% para 24%, mas ainda falta muito para alcançar a meta de 13%. Com relação à mortalidade materna, um dado preocupante: uma a cada cinco mães é adolescente.

Projetos - O município de Piên já trabalha com projetos que buscam cumprir os Objetivos do Milênio. De acordo com o prefeito, a maioria deles é feita em parceria com a iniciativa privada e já tem dado resultados. Entre 2000 e 2005, não foi registrada nenhuma evasão no ensino fundamental nas escolas municipais de Piên. "Esse é um dado fantástico, pois retrata que todas as crianças de 6 a 10 anos estão na escola", enfatiza.

Para o empresário Guido Orlando Greipel, diretor presidente da Famossul, empresa de móveis de Piên, as parcerias público-privadas têm trazido bons resultados para a região. Um exemplo é o projeto Despertando Estrelas, que oferece 14 atividades extra-curriculares de dança, música, karatê, esportes e artes a mais de 400 alunos. "Uma de nossas alunas foi campeã brasileira de karatê no ano passado. São ações pequenas, que envolvem toda a comunidade e geram resultados fantásticos".

Próximos encontros - Dando continuidade a programação do Círculo Paranaense dos 8 Jeitos de Mudar o Mundo, os próximos encontros acontecem na próxima terça-feira (09), nas cidades de Rio Branco do Sul e Araucária.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692