Inclusão

24/09 - 7º Reatiba - Reabilitação, Tecnologia e Inclusão

Na semana em que se comemora o Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência,  o Reatiba chega a sua 7ª edição com uma programação voltada ao tema “Equidade no mundo do trabalho”. O 7º Reatiba, que será realizado no dia 24 de setembro, propõe uma reflexão sobre questões que estão em debate no momento, como a inclusão de pessoas com deficiência psicossocial, o processo de reabilitação profissional do INSS e tecnologias assistivas para inclusão. 

Iniciativa do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), o 7º Reatiba é um chamado às empresas para o processo de  inclusão e para o desenvolvimento de boas práticas voltadas para a área. A solenidade de abertura vai contar com a Secretária Municipal dos Diretos da Pessoa com Deficiência de Curitiba, Mirella Prosdócimo, que apresentará os resultados da pesquisa sobre inclusão da PcD no mundo do trabalho em Curitiba e região metropolitana e a divulgação da Câmara Técnica. A inclusão das pessoas com  deficiência psicossocial e a legislação brasileira serão tratados por auditores fiscais do trabalho do Paraná e Rio Grande do Sul.  Além desses temas, o evento ainda contará com palestras sobre o uso de tecnologias assistivas no atendimento de pessoas com deficiências. 

Para as reflexões teóricas sobre os desafios da inclusão das Pessoas com Deficiência Psicossocial no mundo do trabalho, o evento terá a presença do Presidente da Associação Nacional do Emprego Apoiado (ANEA),Prof. Romeu Kazumi Sassaki, referência nacional no tema. Confira abaixo a programação completa: 

Data: 24 de setembro de 2014

Horário: 08h às 12h30

Local: Sala de Convenções da Fiep | Sede Jardim Botânico. 

Endereço: Rua Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico

 

Programação:

8h às 8h30 -  Café da Boas Vindas | Recepção  e credenciamento

8h30  às 09h  - Abertura

José Antônio Fares - Superintendente Serviço Social da Indústria – PR

Victor Manuel Gonçalves Barbosa - Diretor de Relações Institucionais do CPCE

Mirella Prosdócimo - Secretária Municipal da Secretaria Especial dos Diretos da PcD de Curitiba (PR) - Resultados daPesquisa sobre Inclusão da PcD no mundo do trabalho em Curitiba e Região Metropolitana e divulgação da Câmara Técnica.

9h às 9h30  – Processo de Reabilitação Profissional do INSS - Dra. Gabriela Elisete Bier Knopfholz,  Perita Médica do INSS - Serviço de Reabilitação Profissional em Curitiba (PR). 

9h30 às 10h30 -  Desafios da Inclusão de Pessoas com Deficiência Psicossocial no Mundo do Trabalho - Prof. Romeu Kazumi Sassaki, Presidente da Associação Nacional do Emprego Apoiado (ANEA). 

10h30 às 11h30 - Deficiência Psicossocial e a Legislação Brasileira

Ana Maria Costa – Auditora Fiscal do Trabalho da 4ª SRTE-RS

Hans Franke – Auditor Fiscal do Trabalho da 9ª SRTE-PR

Mediadora: Regiane Ruivo Maturo –– Coordenadora Técnica do Programa de Inclusão /SESI-PR

11h30 às 12h30 - Uso de Tecnologia Assistiva no atendimento de Pessoas com Deficiência Auditiva - Fabíola Lúcia Mendes de Oliveira Pinto (CREA – PR)

Tecnologia Social Assistiva de baixo custo - Prof. Dr. Francisco Gödek (UTFPR)

Indústria Acessível - Sr. Agnaldo Adélio Eduardo (SESI-PR)

Crédito Acessível  - Edson Anelli (Banco do Brasil)

Tecnologia Assistiva apresentada nas Olimpíadas do Conhecimento/Senai

- Pernas Robóticas - Timna Costa Aversa e Patrick de Souza Costa

- Dispositivo para cadeira de rodas para transpor obstáculos de pequenas alturas (DTO) - Eliseu de Souza

As inscrições são gratuitas e limitadas (inscreva-se aqui)

Mais informações:

(41) 3271-7486 (Sandra) | sandra.bortot@sesipr.org.br

 

clique para ampliar>clique para ampliarProfessor Romeu Kazumi Sassaki (Foto: Divulgação)

Romeu Kazumi Sassaki é graduado em serviço social e especializado em aconselhamento de reabilitação e emprego apoiado, entre outras áreas. Nos primeiros 20 anos de seus 54 anos de experiência junto a pessoas com deficiência, ele praticou métodos e técnicas de inspiração integracionista. Com o passar do tempo, tornou-se um ativista no movimento das pessoas com deficiência, sem se desligar do trabalho técnico como consultor e professor em cursos de capacitação de recursos humanos.

Este duplo papel ajudou-o a mudar sua visão de sociedade passando a nutrir uma profunda crença na ideia de que os sistemas gerais devem adequar-se às pessoas com deficiência e não o inverso. Foi durante a Década das Nações Unidas para Pessoas Deficientes (1983-1992) que ele aprendeu a trabalhar sob o paradigma da inclusão.

Nos últimos 34 anos, o prof. Romeu Sassaki atuou como consultor de inclusão escolar para três Secretarias de Educação (Goiás, Acre e Minas Gerais) e diversas secretarias municipais de educação, assim como consultor de educação profissional inclusiva para a Secretaria de Educação do Paraná.

Data inicial do evento: 24/09/2014
Data final do evento: 24/09/2014
Hora inicial: 08:00
Hora Final: 12:30

Comentários

- Deixe seu comentário
por Josilane CristinA dos Anjos - Quinta-feira, 25 de Setembro de 2014 - 09:11:31 - Comentar

Bom dia,
Gostaria de parabenizá-los pelo 7° Reatiba, foi uma manhã muito enriquecedora.

Aproveitando gostaria de saber como faço para receber o certificado.

Parabéns


Obrigado

Josilane


por Josilane CristinA dos Anjos - Quinta-feira, 25 de Setembro de 2014 - 09:11:26 - Comentar

Bom dia,
Gostaria de parabenizá-los pelo 7° Reatiba, foi uma manhã muito enriquecedora.

Aproveitando gostaria de saber como faço para receber o certificado.

Parabéns


Obrigado

Josilane


por Neuralice Cesar Maina - Quarta-feira, 03 de Setembro de 2014 - 09:58:59 - Comentar

Parabens pelo evento! sucessos


por mariana modelli - Terça-feira, 02 de Setembro de 2014 - 13:37:28 - Comentar


Deixe seu comentário

Site Seu blog ou página pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
2. São um espaço para troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.

 Aceito receber comunicação da Fiep e seus parceiros por e-mail