Londrina

Notícias

Presidente da Fiep participa de fórum sobre industrialização em Londrina

Em debate promovido pelo LIDE Paraná, Edson Vasconcelos ressaltou importância da indústria para o desenvolvimento da região

11/10/2023

compartilhe

O presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Vasconcelos, participou, nesta terça-feira (10), do Fórum Regional Londrina do LIDE Paraná – Grupo de Líderes Empresariais. O evento, realizado na sede da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), discutiu os caminhos e desafios para potencializar a industrialização na região.

 

Confira mais fotos do evento

 

Vasconcelos participou de um painel junto com o diretor-presidente da Compagas, Rafael Lamastra, e o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani. O debate foi mediado pela presidente do LIDE Paraná, Heloisa Garrett.

 

“Para nós, é muito importante este tipo de debate, até porque faz parte da visão da Federação trazer a questão da política industrial para os municípios e para as regiões”, destacou o presidente da Fiep. “O primeiro passo para que a gente possa fazer isso é que haja um debate público, aberto, com as lideranças e a opinião pública qualificada sobre qual é a importância da indústria. Existem, ao longo do tempo, alguns percalços e diferenças com o comércio e com os serviços que criam confusões sobre a importância ou não da indústria em uma região, e esse tipo de debate abre o diálogo para a gente mostrar realmente a relevância do setor industrial”, completou.

 

Em sua apresentação, Vasconcelos destacou que o Paraná possui o quarto maior PIB industrial do país. A cidade de Londrina, com 2,7 mil indústrias, responde por 5,1% do total de estabelecimentos do setor industrial do Estado. Elas empregam mais de 30 mil trabalhadores e geram R$ 3,9 bilhões em Valor Adicionado Bruto, o que corresponde a 3,5% do total do Paraná.

 

Para o presidente da Fiep, existe um grande potencial para o crescimento do setor industrial em Londrina e região. Umas das estratégias para isso é aprimorar o chamado encadeamento produtivo, com o estabelecimento de relacionamentos de longo prazo entre grandes e pequenas empresas, aumentando a cooperação e competitividade de todo o segmento.

 

Infraestrutura
Melhorar a infraestrutura da região é outro aspecto importante para a atração de novas indústrias. Nesse sentido, o diretor-presidente da Compagas, Rafael Lamastra, anunciou que a companhia vai reativar sua rede de distribuição de gás no município. Essa rede foi desativada em 2019, mas, dentro do novo contrato de concessão assinado pela empresa, que prevê a expansão da rede de distribuição, terá o fornecimento retomado a partir de 2024.

 

Para o presidente do Codel, Alex Canziani, a reativação da rede da Compagas vai trazer mais estabilidade energética para as indústrias da cidade, que terão um diferencial competitivo ao utilizar o gás canalizado. Ele acredita que isso, junto com o projeto da Cidade Industrial que está sendo implantada no município, vai servir como atrativo para que mais indústrias se instalem em Londrina.

 

Segundo a presidente do LIDE Paraná, Heloisa Garrett, o fórum desta terça reforça o compromisso do grupo em impulsionar a economia do Estado, por meio da atuação do setor empresarial. “O Fórum é mais uma maneira pela qual a nossa entidade concentra esforços para apoiar o desenvolvimento das diversas regiões do Paraná. Estamos fomentando diversas iniciativas para elevar a capacidade latente do Estado em crescer ano a ano”, afirmou.

 

Sindimetal Norte
Após o Fórum Regional Londrina do LIDE Paraná, Edson Vasconcelos visitou a sede do Sindicato das Indústrias, Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos do Norte do Paraná (Sindimetal Norte). Ele se encontrou com o presidente do sindicato, Marcus Vinícius Gimenes, que é também um dos vice-presidentes da Fiep. Uma maior aproximação com os sindicatos e indústrias das diferentes regiões do Estado é uma das prioridades da nova diretoria da Federação.

Logo Fiep
Logo casa da indústria

REPRESENTATIVIDADE E SOLUÇÕES PARA UMA INDÚSTRIA MAIS FORTE.