Apucarana

Notícias

Apucarana ganha nova Casa da Indústria para fortalecer associativismo na região

Estrutura entregue pela Fiep abriga quatro sindicatos que representam diferentes setores industriais

11/10/2023

compartilhe

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) inaugurou, no dia 20/09, as novas instalações da Casa da Indústria de Apucarana. O novo espaço, que serve de sede compartilhada para quatro sindicatos filiados à Fiep, conta com estrutura mais adequada para que as instituições possam se desenvolver e ofertar soluções para as indústrias dos diferentes setores que representam, fortalecendo o associativismo na região.

 

Casa da Indústria funciona em Apucarana desde 2015. A partir de agora, em sua nova sede – que fica na Rua Padre Severino Cerutti, 249, sala 02 – passa a contar com uma estrutura mais ampla. No imóvel, há uma sala para cada sindicato, além de recepção, espaço de convivência, sala de reuniões para 12 pessoas e um auditório que comporta até 42 pessoas.

 

Atuam na Casa da Indústria de Apucarana o Sindicato das Indústrias do Arroz, Milho, Soja e Beneficiamento do Café do Paraná (Samisca), o Sindicato das Indústrias de Pré-moldados de Concreto e Artefatos de Cimento do Norte do Paraná (Sindiccon), o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Apucarana (Sindimetal) e o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana (Sivale) – este último juntando-se à Casa nesta nova unidade.

 

 

 

Ligação com a indústria
Na solenidade de inauguração, o presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, ressaltou a força da indústria de Apucarana e região. “Apucarana tem uma posição privilegiada, é líder de toda essa região e tem crescido a sua indústria com a atração de investimentos pela qualidade e pelo valor da cidade”, declarou.

 

Ele afirmou, ainda, que as Casas da Indústria são um importante instrumento para aproximar o Sistema Fiep das empresas industriais, por meio dos sindicatos, fortalecendo o associativismo. “A Casa da Indústria faz a ligação da indústria regional, dos segmentos representados pelos sindicatos, com a Fiep e, principalmente, com os serviços do Sesi e do Senai”, disse. “É uma casa, para o industrial, de articulação com o seu sindicato e também com as nossas instituições para o serviço que prestamos para a indústria”, disse.

 

Para as lideranças dos sindicatos da Casa da Indústria de Apucarana, a nova estrutura é um incentivo para que representem cada vez melhor seus setores. O presidente do Samisca, Sérgio Biazze, destacou que o espaço vai ajudar as instituições no atendimento da indústria. “Este espaço que nós estamos recebendo hoje, totalmente reformado e modernizado, é muito importante para que os sindicatos possam prestar um melhor serviço às indústrias da nossa região e de todo o Paraná. Eu represento um sindicato de nível estadual, então a gente vai ter um espaço para acolher os empresários quando vierem aqui e estar desenvolvendo um trabalho em prol da indústria do estado do Paraná”, declarou.

 

A presidente do Sindccon, Carmen Lúcia Izquierdo Martins, ressaltou que a nova Casa da Indústria vai possibilitar que os sindicatos se aproximem ainda mais dos industriais da região. “Agora, com mais estrutura e mais recursos, temos um espaço que é para o industrial de Apucarana, mesmo aqueles que não são ligados aos sindicatos. A indústria de Apucarana é forte e pujante, o nosso setor também é representativo e a Fiep pensou em um bom local para que os sindicatos estejam instalados”, afirmou.

 

A presidente do Sivale, Elizabete Ardigo, destacou o caráter voluntário da atuação dos empresários envolvidos com os sindicatos. “É um trabalho voluntário, nós cedemos nosso tempo para que as indústrias sempre possam melhorar. O Sivale não estava na Casa da Indústria, agora nossos associados vão ter um espaço mais adequado e vamos poder fazer muito mais”, disse, acrescentando ainda que o setor de confecções do município é relevante para a economia local e estadual. “Apucarana é a cidade que mais emprega no setor do vestuário do Paraná, por isso é importante prestarmos um bom serviço”, concluiu.

 

Já o presidente do Sindimetal Apucarana, José Carlos Bittencour, agradeceu à Fiep pela nova estrutura. “A gente só tem a agradecer à Fiep, por meio do nosso presidente Carlos Valter, que proporcionou isso para todos os industriais de Apucarana. Esperamos agora que eles venham até aqui e usem, porque isso é para eles usarem mesmo”, disse.

 

Também presente na solenidade de inauguração, o prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Júnior, também conhecido como Júnior da Femac, declarou que a indústria tem um grande impacto econômico e social para o município e para a região. “A atividade da indústria impacta positivamente a cidade inteira. Por isso agradeço à Fiep por essa nova Casa da Indústria em Apucarana”, declarou.

 

 

Logo Fiep
Logo casa da indústria

REPRESENTATIVIDADE E SOLUÇÕES PARA UMA INDÚSTRIA MAIS FORTE.