(Foto: Fotolia)Segundo primeira etapa de um estudo inédito realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em 2016, o mercado brasileiro de produções audiovisuais de animação movimentou R$ 4 bilhões. O valor está distribuído entre os mercados de animação em cinema, TV paga, animações embutidas em games, plataforma de streaming (VOD) e animações para uso corporativo e publicidade.
Em TV paga, o segmento de animação representou R$ 1,35 bilhão, ou 5,9% do valor total para pelos assinantes no período. No cinema, chegou a R$ 518 milhões, valor que teve como referência a receita com bilheteria para animações. Já em plataformas VOD, a receita chegou a R$ 73 milhões, e para uso corporativo e publicitário, a R$800 milhões. Para o BNDES, o segmento tem um mercado promissor quando aplicado na produções e desenvolvimento de games. Em 2016, o segmento de jogos movimentou R$ 1,22 bilhão.
As estimativas foram baseadas em estudos e dados primários da Agência Nacional do Cinema (Ancine), em dados obtidos a partir de demonstrações financeiras e empresariais do capital aberto (BNDES) e em parâmetros internacionais adotados por estudos como os da consultoria Digital Vector.
Com informações do jornal Diário do Comércio.
Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/.