(Foto: Fotolia)O Brasil é o único signatário da América Latina de um protocolo internacional de cooperação e coprodução audiovisual que servirá como ferramenta de promoção e desenvolvimento da produção audiovisual. O País agora faz parte de um grupo de nações relevantes para incentivar e facilitar propostas de coproduções internacionais para cinema e TV entre produtoras independentes, players e distribuidores.
A carta de intenções foi assinada em Cannes, na França, na véspera do início da MIPCOM 2018 (The Word´s Entertainment Content Marke), em outubro de 2018. Assinaram o protocolo países como Austrália, Bélgica, Canadá, Cingapura, Coreia do Sul, Croácia, Estados Unidos, França, Índia, Itália, Nova Zelândia, Portugal e Reino Unido.
A iniciativa é encabeçada pela Aliança de Produtores de Cinema e Televisão do Reino Unido (PACT, na sigla em inglês) e tem apoio do Brazilian Content, programa de exportação da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
O conselheiro federal da BRAVI, Kiko Mistrorigo (TV PinGuim), foi quem representou a associação na assinatura do acordo. "Estamos muito felizes porque, certamente, esse acordo pode gerar muitas oportunidades para os 652 produtores independentes brasileiros representados pela BRAVI", disse ele.
A animação brasileira viveu um boom de crescimento na última década, impulsionada pelo financiamento público, pelo incentivo à indústria criativa e pela instituição de cotas em TV fechada. No Festival de Annecy, o maior de animação do mundo, realizado em junho, o Brasil foi homenageado pela primeira vez, com oito produções nacionais indicadas em cinco categorias no festival. Duas delas foram premiadas. Em 2013 e 2014, o Brasil levou os principais prêmios do evento.
Com informações do jornal Folha de S. Paulo e BRAVI.
Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/.