clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)

Boas ideias podem mudar a vida das pessoas, seja de modo indireto, simbólico ou literal. Aplicativos como o Hand Talk, que traduz mensagens do português para Libras, a língua brasileira de sinais; o ABC Autismo, um jogo que aproxima crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA) da alfabetização, e o app Livox, em que o usuário recebe estímulos para desenvolver a comunicação e o aprendizado por meio da sua plataforma multimídia, são alguns exemplos.

Simples e transformador, o Hand Talk foi reconhecido e premiado no Desafio Google de Impacto em Inteligência Artificial. Na seleção o app entrou em uma aceleradora de empresas, ganhou uma consultoria do Google e um prêmio de U$ 750 mil (cerca de R$ 3 milhões). O propósito do aplicativo se encaixa perfeitamente no espírito do prêmio, que procura organizações que criam soluções para os grandes problemas atuais. O Hand Talk pode ser baixado para iPhone ou Android gratuitamente.

O aplicativo ABC Autismo é um jogo que aproxima crianças com TEA da alfabetização. Está disponível em português, inglês e espanhol e possui mais de 100 mil downloads. O usuário tem à sua disposição a funcionalidade gratuita, que reúne atividades dentro do letramento, e também as versões temáticas sobre transportes, animais, números e frutas, por R$ 3,99 cada. A aplicação está disponível para download no Google Play e Apple Store.

Já no Livox o usuário recebe estímulos que desenvolvem a comunicação e o aprendizado por meio da sua plataforma multimídia - com um banco com mais de 20 mil imagens, além dos recursos de áudio e vídeo, de forma que, toda vez que o usuário toque em determinado item de comunicação ou aprendizado na tela do aparelho, o Livox executa o áudio ou vídeo que está associado àquele item. O aplicativo é pago e oferece pacotes de diferentes níveis, como versão básica, para famílias, empresas e programas governamentais.

Com informações do site Hypeness e do Extra Online.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/.