clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

Treinar a equipe de modo mais imersivo, para que os custos não sejam tão elevados. A Eruga Sistemas Educacionais, startup incubada na aceleradora do Sistema Fiep, desenvolve e implanta, de modo inovador, ferramentas que tornam mais simples e barata a gestão das empresas.

A empresa desenvolve treinamentos operacionais e de segurança em realidade virtual e é pioneira no segmento no Brasil. "Nossos treinamentos têm sido muito usados para capacitar os trabalhadores das indústrias nas NRs", conta Priscila Santos Moscon, CEO da Eruga. As NRs são Normas Regulamentadoras relacionadas à segurança e medicina do trabalho, de observância obrigatória pelas empresas. Grandes indústrias de vários setores de Curitiba e Região Metropolitana - como Ambev, O Boticário e Renault - estão na carteira de clientes da startup.

Esse modo de treinamento, segundo a startup, proporciona benefícios, como a diminuição de riscos, e é possível simular situações de risco sem comprometer a integridade física do usuário, além de constatar como seria a reação do aprendiz num caso real. Também proporciona a redução de custos, uma vez que diminui os gastos com equipamentos, manutenção e infraestrutura, além de reduzir o desperdício de materiais e deslocamento de profissionais. Ainda, oferece a garantia de padronização.

"O treinamento em realidade virtual vem sendo usado em substituição aos modelos tradicionais que utilizam apostilas e vídeos", conta Priscila, acrescentando que a vantagem é a reprodução fiel do ambiente industrial e a possibilidade de o trabalhador poder viver a experiência do manuseio das máquinas.

"O treinamento em realidade virtual nos permite analisar com precisão os processos, nos ajudando a identificar os pontos que podem ser melhorados. Ganham os funcionários, que têm a oportunidade de treinar quantas vezes for preciso sem a necessidade de aguardar as paradas de linha e, por consequência, a empresa como um todo, que ganha em excelência operacional", destaca Felipe Marques, especialista de inovação da Cervejaria Ambev.

 

Com informações da Indústria em revista.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/.