clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está oferecendo, desde junho, três linhas de financiamento voltadas à IoT (internet das coisas). Trata-se de uma chamada pública para projetos via consórcios, venture capital e outro de investidor-anjo, para atrair empresas menores.

"Temos um conjunto de ações voltadas para financiamento de startups, aí mais para o lado do capital de risco. Estamos com cerca de 14 fundos com R$ 500 milhões para investir. Muito em breve o Banco vai lançar uma ação voltada para capital anjo, ou seja, empresas muito pequenas. E recentemente lançamos um fundo de venture debt com potencial de retorno do resultado positivo para o fundo", explica o gerente da área de indústrias de TICs do BNDES, Ricardo Rivera.

Segundo ele, o BNDES quer apoiar tanto demanda quanto oferta de IoT. "Lançamos em uma chamada para projetos piloto de IoT para atender os objetivos estratégicos do plano. É importante o ecossistema se mobilizar pensando em formar consórcios com usuários, fornecedores de tecnologias e startups para a apresentação de projetos", diz.

Com informações da Assespropr.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/.