clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou recentemente um canal que permite que micro, pequenos e médios empresários solicitem crédito direto ao sistema bancário. O Canal do Desenvolvedor MPME (www.bndes.gov.br/canal-mpme) é uma plataforma de relacionamento pela internet exclusiva para essa categoria de empresas. Por meio dela, empresas com faturamento anual de até R$ 300 milhões podem fazer manifestações de interesse de crédito em qualquer lugar, 24 horas por dia, nos sete dias da semana, inclusive por dispositivos móveis (celulares e tablets).

A ideia, segundo o presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro, é ter um facilitador para disseminar informações que ajudem na concessão de novos financiamentos. A negociação sobre taxas de juros, por exemplo, será feita da maneira clássica entre possíveis tomadores de crédito e quem empresta os recursos. O canal apenas apresenta a instituição financeira e a taxa que está acoplada àquela linha dentro do BNDES. Cabe ao proponente, de posse das informações, negociar diretamente com seu banco.

Segundo levantamento feito pelo Núcleo de Jornalismo de Dados do jornal O Globo, no ano passado, apenas 13 companhias abocanharam financiamento de R$ 12 bilhões, 51% do montante contratado em operações diretas e indiretas com valores superiores a R$ 20 milhões e nas quais é necessária análise prévia da diretoria do BNDES.

Com informações de O Globo, Portal Brasil, BNDES e Agência Brasil.