(Foto: Divulgação)A startup paranaense eiON lançou um carro 100% elétrico, o Buggy Power. Fundada pelo engenheiro Milton Francisco do Santos Júnior, a empresa apresentou a primeira versão do modelo elétrico em Curitiba, capital do Paraná. O carro é resultado de um projeto de dois anos do engenheiro paranaense, que trabalhou às escuras na produção do veículo.
O lançamento do MVP - mínimo produto viável - foi possível somente porque foram negociadas e viabilizadas diversas parceiras. Para chegar ao resultado atingido, Júnior contou com o auxílio de alguns amigos. O grupo tinha uma pequena fábrica de bugues, o que ajudou na produção do Buggy Power. Para tirar a ideia do papel, foi preciso fazer uma série de adaptações no veículo.
O bugues tem um power train totalmente elétrico. Conta com um motor elétrico produzido pela empresa brasileira WEG e ainda conta com baterias de íon-lítio de três empresas distintas, que estão sendo testadas para análise de desempenho, com potência de 12 kWh a 51 kWh. Está disponível em quatro versões - Básica, Padrão, Econômica e Luxo - e tem autonomia para rodar entre 150 km e 500 km. Na versão econômica o tempo estimado de uma recarga lenta é de 5 horas, com custo de R$ 9.
O objetivo da startup é ser uma fabricante nacional de veículos elétricos. A eiON está, primeiramente, mirando nichos de mercado, para atender resorts, pousadas, locais voltados ao ecoturismo, além de todo o público que está preocupado com a saúde pública e com as mudanças climáticas.
Com informações do site Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Blog da Comando.
Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/.
