(Foto: Fotolia)O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) está revisando um projeto piloto de 5 MW de energia eólica offshore desenvolvido pela Petrobras. O documento, enviado pela Petrobras em fevereiro, prevê que um parque eólico localizado a 20 km da costa da cidade de Guamaré, no Rio Grande do Norte.
O projeto inclui uma única turbina eólica de 5 MW que será operada remotamente, uma torre anemométrica movida a energia solar e um cabo submarino elétrico-óptico umbilical de aproximadamente um km de comprimento. Tanto a turbina eólica quanto a torre anemométrica terão fundações independentes e serão fixadas no solo marinho. Os dados medidos pela torre anemométrica serão usados "para avaliar o desempenho da turbina eólica e para avaliar o potencial eólico", observou a Petrobras.
Um projeto semelhante, na costa leste da Escócia de propriedade do EDF Group, tem comissionamento previsto para 2023. O parque eólico, de 105 km2, gerará até 450 MW de energia renovável, o que equivale ao fornecimento anual de eletricidade para cerca de 375 mil residências. As torres serão instaladas numa área que tem um dos melhores regimes de ventos do mundo. Nos Estados Unidos, o Block Island, de 30 MW, entrou em operação no início de 2017.
Com informações do site O Petróleo e da revista Exame.
Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/.
