clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)

Já está em funcionamento no município de Paragominas (PA) a primeira cooperativa de energia renovável do Brasil. A energia gerada, por meio de uma microusina de energia solar fotovoltaica, é descontada diretamente da conta da concessionária local.

A Cooperativa Brasileira de Energia Renovável (Coober), com capacidade de 75 KWp de potência e que deve ser ampliada em breve, foi criada em fevereiro de 2016, com base nas novas regras da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que estimulam a geração de energia pelo próprio consumidor. Ao todo, foram investidos R$ 600 mil na micro-usina, pagos pelos próprios participantes e a expectativa é recuperar esse montante em até três anos.

A micro-usina é equipada por 288 placas fotovoltaicas com capacidade de produção média de 11.550 KW/h por mês. Toda a energia é injetada no sistema da rede Celpa, companhia local de abastecimento elétrico, e o resultado será dividido entre os cooperados e descontado diretamente na conta de energia.

Segundo informado pela Coober à agência de notícias Ambiente Energia, algumas das vantagens de se produzir energia renovável (solar fotovoltaica) em cooperativa, e não de maneira individualizada, são o menor valor investido, já que os custos são divididos por 23; mobilidade na produção, pois os cooperados podem mudar de endereço sem se preocupar com os equipamentos; desenvolvimento de uma cultura de colaboração; melhor escolha/avaliação das opções, mais pessoas pensando com o mesmo objetivo; melhor relação com a concessionária; e tratativas mais adequadas de benefícios e isenções fiscais.

Com informações da Agência Ambiente Energia e jornal O Globo.

Leia mais notícias do setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/.