(Foto: Fotolia)A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, está com inscrições abertas até 31 de janeiro de 2018 para o programa CPFL Inova, uma iniciativa para alavancar o crescimento de até 12 novas empresas que tenham colocado no mercado soluções com potencial para impulsionar o setor elétrico. O programa é desenvolvido em parceria com a Endeavor, ONG global de fomento ao empreendedorismo.
As inscrições devem ser feitas por meio do site http://www.endeavor.org.br/scaleup/cpflinova. Uma banca composta por executivos da CPFL Energia e mentores da rede Endeavor selecionarão as 12 empresas que participarão do programa no dia 22 de fevereiro de 2018, com o anúncio dos escolhidos no dia 23. Entre março e agosto, as empresas selecionadas passarão pelo diagnóstico dos principais desafios de crescimento dos negócios, além de mentorias individuais, mentorias coletivas e interações com mentores da rede Endeavor e com os executivos da CPFL Energia. O programa será encerrado em setembro de 2018.
O CPFL Inova busca empresas com perfil de “scale up", que se difere da startup por já estar em fase de dar tração ao negócio e, portanto, com desafios mais relacionados ao crescimento sustentável. Serão selecionadas para participar do projeto empresas que desenvolvam soluções nas áreas de eficiência operacional, eficiência energética, geração distribuída, armazenamento de energia, Internet das Coisas, Big Data e análise de dados, cidades inteligentes e relacionamento com clientes.
Além do diagnóstico sobre os principais desafios do negócio e as mentorias, os empreendedores selecionados terão acesso a um fundo de R$ 10 milhões da CPFL Energia para o desenvolvimento de projetos de P&D, nos moldes do Programa de Pesquisa e desenvolvimento da Aneel, cujos recursos serão investidos em capacitação técnica e especialização e no desenvolvimento de novos produtos e serviços. Outro benefício da iniciativa é a possibilidade de firmar parcerias comerciais com as empresas do Grupo, inclusive durante o período de realização do programa.
Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/.
