clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)

Um relatório da Agência Internacional de Energia (AIE), referente a 2017, apontou que a China teve o maior número de vendas de veículos elétricos e híbridos plug-in do mundo, com um total de 579 mil unidades vendidas no ano passado. Por lá, os carros eletrificados representam 2,2% do mercado automobilístico.

Em número de vendas, os EUA vêm logo atrás dos chineses, com 198,3 mil unidades, sendo que carros eletrificados correspondem a uma fatia de 1,2% das vendas.  A França ocupa o terceiro lugar, com 118,7 mil veículos do tipo vendidos, e a Noruega ocupa a quarta posição, com 62,2 mil vendas, apesar de ser o país mais avançado nesta questão.

O país nórdico tem um famoso caso de amor com esta categoria de automóvel, impulsionando o mercado com incentivos generosos e uma infraestrutura excepcional. Por lá, 39% dos novos carros vendidos em 2017 tinham este tipo de motor, segundo a AIE.

A Alemanha completa o top 5, com 54,5mil unidades vendidas e uma representatividade de 1,6% do mercado.

Em 2017, os carros eletrificados bateram o recorde de vendas, atingindo a marca de 1,1 milhão de veículos comercializados. O número total de veículos elétricos em estradas ultrapassou três milhões no ano passado, um aumento de 50% em comparação a 2016. 

A tecnologia ainda luta para crescer nos países em desenvolvimento, onde a infraestrutura e a qualidade das estradas têm um longo caminho a percorrer. A título de comparação, no ano passado, apenas 2 mil veículos elétricos foram vendidos na Índia, enquanto, no Brasil, as vendas foram de apenas 300 unidades.

Com informações do G1 e Forbes Brasil.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/.