(Foto: Divulgação Build Solar)Pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, desenvolveram blocos de vidros com pequenas células solares integradas. O invento, batizado de Solar Squared, conta com isolamento térmico e também permite que a luz natural entre nas casas e edifícios, podendo ser utilizado em novas construções e em reformas.
Os blocos ainda são protótipos e estão em fase de teste. Enquanto espera patrocínio para a patente, novas provas serão feitas pela Universidade. Os desenvolvedores do projeto querem garantir que o Solar Squared custe menos do que os blocos de vidro convencionais. O grupo de Exeter também criou uma startup chamada Build Solar, que tem como intuito desenvolver e melhorar o produto, buscando investidores para levá-lo ao mercado.
Atualmente os grandes edifícios consomem mais de 40% da eletricidade produzida em todo o mundo. A nova tecnologia poderá revolucionar o setor de construção, pois com os blocos será possível produzir energia no próprio local de uso. Os edifícios em breve poderão converter a luz do sol em eletricidade sem a necessidade de grandes painéis solares.
Com informações do site Portal Solar.
Leia mais notícias do setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/.
