(Foto: Fotolia)Viabilidade econômica de projetos de geração distribuída, tendências para as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), aprimoramento do desempenho em edifícios com certificação LEED, inovação em projetos de sustentabilidade, novas ferramentas para construções sustentáveis e melhoramento da eficiência energética foram alguns dos assuntos abordados na Conferência Smart Energy e GreenBuilding Brasil. O evento ocorreu entre os dias 5 e 7 de novembro, no Salão Principal do CIETEP/Fiep, em Curitiba, e contou com a presença de especialistas nacionais e internacionais que apresentaram as principais novidades e debateram as tendências para os setores de energias renováveis e construções sustentáveis.
Ao longo dos três dias foram expostos diversos pontos de vista sobre a situação atual do setor elétrico, avanços e barreiras da legislação, mercado e potencial de expansão desse tipo de geração energética. A Conferência Smart Energy contou com a presença de renomados especialistas internacionais e brasileiros como Franz Pöter, diretor da Solar Cluster Baden-Württemberg - associação que representa mais de 40 empresas e institutos de pesquisa do sudoeste da Alemanha ligados às tecnologias solares -, e Dr. Drury B. Crawley, Bentley Fellow e diretor de desenvolvimento da Indústria da Construção com a Bentley Systems Inc.
Neste ano, a Conferência reuniu também a 5ª Smart Energy CIEI&EXPO e a 9ª GBC Expo Brasil - Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo e o Fórum de Eficiência Energética da Ashrae.
"Nosso objetivo foi aproximar esses diferentes segmentos para discutir novas soluções e conhecer as principais novidades, pois todos têm temas complementares e um alinhamento muito forte na busca pelo desenvolvimento da sustentabilidade e geração de energias renováveis", afirma Celso Kloss, coordenador da Conferência Smart Energy.
Os participantes também puderam conhecer cases de sucesso sobre como fazer a viabilização econômica e investimentos em sistemas fotovoltaicos, além de linhas de financiamento existentes para projetos de energias renováveis.
Mapa de Energias Inteligentes
Durante o evento também aconteceu o lançamento da edição atualizada do Mapa de Energias Inteligentes, que mostra empresas com produtos ou prestação de serviços por atividades ligadas a energias limpas presentes no Estado do Paraná. A nova edição ainda terá dados do potencial eólico do Estado, do potencial solar, de energia hidráulica e o mapa do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
O mapa poderá ser acessado gratuitamente no site da Smart Energy Paraná https://smartenergy.org.br/portal/mapa