(Foto: Fotolia)O Estado passou a contar, oficialmente, com o grupo de trabalho para o Programa Paranaense de Energias Renováveis. O objetivo da iniciativa é promover e incentivar a produção e o consumo de energias renováveis, principalmente eólica, solar e biomassa. A resolução foi assinada no início de fevereiro.
A coordenação ficará a cargo da Secretaria de Estado do Planejamento, mas o grupo conta com a participação das secretarias de Estado da Fazenda, da Agricultura e do Abastecimento, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, além do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Copel. A prioridade é a definição do marco regulatório de energias renováveis. Para isso, entre as ações do grupo estão a identificação de fontes de financiamento, a integração ao programa Paraná Competitivo, a criação de uma agenda de eventos voltados às energias renováveis, a articulação do Estado com instituições representativas e a busca e o aprofundamento de cooperação internacional.
O programa propõe a união de forças do Paraná na área de pesquisa, de universidades, dos setores produtivo e empresarial. Um dos principais temas a ser tratado é o uso de dejetos animais, como suínos e bovinos, para a geração de energia. O governo estadual tem outros projetos voltados à produção de energia renovável alinhados com a política energética nacional, que prevê redução da participação da hidroeletricidade de 81% para 73% até 2020; e a ampliação da geração de energia proveniente de biomassa de 5% para 10% e da energia eólica de 0,4% para 4%.
Um desses projetos é o Smart Energy Paraná, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que busca a adequação da rede de energia elétrica convencional para rede inteligente e a disseminação da geração distribuída por fontes de energias renováveis.
Com informações da Agencia Estadual de Notícias.
Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/.
