(Foto: Fotolia)A Embrapa está pesquisando o controle de planta daninha, ou a ação de inseto ou fungo, com total especificidade, sem efeitos colaterais em qualquer organismo vivo do ambiente, que não seja o alvo. É a chamada técnicas de controle de pragas e doenças baseadas na interferência por RNA (RNAi), que oferece precisão e pode ser uma alternativa ao controle químico.
Uma descoberta recente que pode ser beneficiada por essa técnica é o combate ao greening, doença causada por um inseto transmissor que atinge as culturas de citrus. Cientistas brasileiros e norte-americanos identificaram um gene essencial para a sobrevivência do inseto, que pode vir a ser silenciado pela técnica de RNA interferente (RNAi).
Para o pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Eduardo de Andrade, a segurança é uma das maiores vantagens dessa tecnologia. “É possível controlar apenas a espécie desejada sem afetar outras, principalmente as benéficas – como espécies que se comportam como inimigos naturais desta praga, ou mesmo polinizadores, como abelhas e borboletas. Além disso, é possível realizar análises preliminares para saber se haverá risco de afetar espécies não-alvo”, afirmou ao jornal Paraná Cooperativo.
Outro aspecto positivo é a possibilidade de tratar mais de uma praga de forma simultânea, “mesmo em se tratando de um inseto e um fungo, pode-se desenhar uma molécula de RNA que contenha a parte da sequência de um gene de um inseto e parte da sequência de um fungo, de modo a afetar estes dois organismos”, concluiu.
Outra possibilidade de aplicação futura para a tecnologia é a criação de produtos comerciais que contenham as moléculas de dsRNA para serem utilizados via pulverização. Neste caso, o produtor poderia, por exemplo, aplicar na lavoura para “combater” a resistência de determinada planta daninha aos herbicidas disponível.
Com informações do Paraná Cooperativo.
Leia mais notícias do setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/7/especial/boletins-setoriais/7/especial/boletins-setoriais/7/especial/boletins-setoriais/7/especial/boletins-setoriais/7/especial/boletins-setoriais/7/especial/boletins-setoriais/7/especial/boletins-setoriais/7/.
