clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

Uma nova técnica, que une microeletrônica e biotecnologia, promete criar classes inteiramente novas de materiais e dispositivos ópticos capazes de forçar a luz a fazer curvas suaves e criar vários tipos de camuflagens e sistemas de invisibilidade. A descoberta é da equipe de cientistas da Universidade Northwestern, nos EUA.

Usando DNA como elemento-chave, os pesquisadores fizeram nanopartículas metálicas de diferentes tamanhos e formas organizarem-se em duas e três dimensões para formar super-redes opticamente ativas. A super-rede é uma estrutura formada por vários elementos, diferente da rede atômica de um cristal, composta por um único elemento - um diamante de ouro, por exemplo.

A nova técnica permite que estruturas com configurações específicas possam ser programadas escolhendo o tipo de nanopartícula e o padrão e a sequência de DNA. "Químicos e físicos poderão construir um número quase infinito de novas estruturas com todos os tipos de propriedades interessantes. Essas estruturas não podem ser fabricadas por nenhuma técnica conhecida," disse o professor Chad Mirkin, cuja equipe vem há algum tempo usando ligações químicas de DNA para fazer uma espécie de "química artificial".

A técnica combina a litografia de cima para baixo, a técnica usada para fabricar os chips de computador, com a automontagem programável conduzida por DNA. Esta é a primeira vez que os dois são combinados para alcançar o controle individual de partículas em três dimensões. As super-redes resultantes absorvem comprimentos de onda específicos da luz visível. A técnica deverá ser usada para fabricar metamateriais –  materiais não encontrados na natureza – para uma variedade de aplicações, incluindo sensores para uso médico e ambiental, mantos de invisibilidade, antenas etc.

Com informações do site Inovação Tecnológica.

Leia mais notícias do setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/7/especial/boletins-setoriais/7/especial/boletins-setoriais/7/especial/boletins-setoriais/7/especial/boletins-setoriais/7/especial/boletins-setoriais/7/especial/boletins-setoriais/7/especial/boletins-setoriais/7/.