clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

Os programas de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e o de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR) conquistaram a nota de excelência 7 na avaliação quadrienal da Capes, órgão vinculado ao Ministério da Educação. A nota equivale ao desempenho das universidades mais conceituadas do mundo. No Brasil, de 3.472 programas acadêmicos avaliados, 179 tiveram nota máxima em diversas áreas de conhecimento. No Paraná, além dos dois cursos da UFPR, apenas a UEL teve a mesma performance. 

O programa Bioprocessos e Biotecnologia alcançou a maior pontuação do País entre todos os 65 avaliados na área. A Capes considerou as teses, dissertações e artigos em revistas reconhecidas, o tempo que os alunos levam para se formar e o número de patentes em relação ao núcleo permanente dos 12 professores. O programa da UFPR registrou 68 invenções nos últimos quatro anos. Entre as pesquisas desenvolvidas pelos laboratórios da instituição estão a produção de Ômega 3 a partir de um processo fermentativo da cana-de-açúcar como alternativa à pesca comercial em larga escala, que afeta a saúde dos mares. 

O professor Carlos Ricardo Soccol, criador da pós-graduação, disse em entrevista ao jornal Gazeta do Povo que o programa é top no Brasil em depósitos de patentes de produtos e processos, explorando a biodiversidade brasileira e tentando agregar valor às cadeias produtivas. “Em vez de exportar nossa matéria-prima básica para ser transformada em outros países, para que nos vendam produtos que valem 100 vezes mais, nossa missão é ajudar o Brasil a evoluir nesse processo”, completa. Ele ajudou a organizar o doutorado em 1997, programa que não existia na área de engenharias no Brasil até então.

Com informações do jornal  Gazeta do Povo.

Leia mais notícias do setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/7/especial/boletins-setoriais/7/especial/boletins-setoriais/7/especial/boletins-setoriais/7/especial/boletins-setoriais/7/especial/boletins-setoriais/7/especial/boletins-setoriais/7/especial/boletins-setoriais/7/.