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A Black Friday, marcada para 23 de novembro neste ano, movimentou R$ 2,92 bilhões em vendas on-line, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Esse montante representaria um crescimento de 18% em relação ao resultado de 2017.

No total, as lojas virtuais brasileiras receberam mais de 8,9 milhões de pedidos, com tíquete médio de R$ 326. As categorias mais buscadas foram Informática, Celulares e Eletrônicos, seguidas de Moda e Acessórios e Casa e Decoração. Os dados levam em conta as compras realizadas entre os dias 22 e 23 de novembro.

Segundo Mauricio Salvador, presidente da ABComm, a edição deste ano da Black Friday mostrou um nível de maturidade inédito por parte dos lojistas, que significou também uma maior adesão dos consumidores. "Sendo hoje a segunda maior data do varejo, muitas pessoas se prepararam para aproveitar as promoções já na véspera do evento", afirma.

Os dados da ABComm mostraram que cerca de 30% das vendas na Black Friday representaram pessoas antecipando as compras de presentes de Natal. Hoje, a data é tida como a segunda mais importante no calendário do varejo, atrás apenas do próprio Natal. "Em razão disso, muitas lojas virtuais prepararam suas estruturas, tanto de logística, de estoque e de tecnologia, para suportar o alto tráfego de consumidores", diz Salvador.

Com informações do site E-commerce News.

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