(Foto: Fotolia)O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), compilado pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), com base em dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), revela que a confiança do empresário industrial do setor eletroeletrônico perdeu 5 pontos em junho. O índice caiu de 54,9 pontos, em maio, para 49,9 pontos.
É a primeira vez que o índice do setor ficou abaixo da linha dos 50 pontos desde dezembro de 2016, quando havia atingido 48,1 pontos. Valores abaixo de 50 pontos no dado, que varia de 0 a 100 pontos, indicam falta de confiança.
Para o presidente da Abinee, Humberto Barbato, em entrevista ao site da IstoÉ, "o ICEI demonstra aos três Poderes que não é possível seguir na marcha atual de ampliar indefinidamente o gasto público, como se não vivêssemos uma grande crise fiscal. A insegurança de quem produz compromete o crescimento de que tanto precisamos".
A queda também aconteceu em outros setores. Na área elétrica, o ICEI diminuiu de 54,2 para 50,5 pontos; e na eletrônica, caiu de 55,6 para 49,2 pontos. Na indústria da transformação geral, passou de 55,5 em maio para 49,6 em junho.
Com informações do site IstoÉ.
Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/6/especial/boletins-setoriais/6/especial/boletins-setoriais/6/especial/boletins-setoriais/6/especial/boletins-setoriais/6/especial/boletins-setoriais/6/especial/boletins-setoriais/6/especial/boletins-setoriais/6/.
