clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)
O conceito de automação já está plenamente difundido nas empresas e é visto como um dos caminhos para a produtividade e a inovação. As informações são do estudo “Diagnóstico da automação no Brasil”, elaborado pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, com o apoio da GfK Brasil, para auxiliar empresas a se posicionarem no mercado e a estarem prontas para novas demandas. Foram entrevistados 1.478 representantes da indústria e 2.169 de empresas de comércios e serviços de todos os portes e em várias regiões do país. Nos dois casos, a margem de erro é de 2,5% para mais ou menos.

A indústria relaciona automação a sistemas, logística, fábrica, atendimento, relacionamento com o empregado e relacionamento com o cliente. Além de outras ferramentas que auxiliam seus processos, em 37% das indústrias a ferramenta de CRM é usada para se relacionar com o cliente. O Business Intelligence-BI (sistema de processamento de grande volume de dados) é usado em 34% dos casos. Já o Material Requirement Planning (MRP), é usado por 33% das indústrias entrevistadas. Em duas frentes, fábrica e logística, a indústria demonstra alta maturidade nos seus processos. As fábricas têm, em média, 5,51 linhas de produção, sendo que 68% delas são automatizadas.

Quanto à automação no segmento comércio e serviços, as frentes de automação se concentram na área de logística, sistemas, atendimento, loja, relacionamento com o colaborador e relacionamento com o cliente. Os sistemas de gestão estão presentes em 53% das empresas. Outras ferramentas difundidas são o CRM (31%), os sistemas de BI (29%) e os sistema de gerenciamento de dados (16%).

O consumidor relaciona a automação diretamente à tecnologia, inovação, segurança e economia. Grande parte da amostra possui celular (97%), sendo que 71% deles são smartphones, e 94% dos entrevistados têm acesso à internet por meio do Wi-Fi em suas residências. Os entrevistados têm, em média, seis eletrodomésticos ou eletrônicos em suas residências, e pelo menos um deles permite programa-los ou monitorá-los remotamente pela internet ou aplicativo. E é no automóvel que o consumidor convive mais com a automação: 41% têm bluetooth; 38%, sensor de ré; 31%, painel digital e 25% câmbio automático e controles no volante. 82% dos entrevistados pretendem melhorar a automação da sua vida já nos próximos 12 meses com a aquisição de novos produtos e dispositivos.

O estudo completo pode ser acessado pelo link https://www.gs1br.org/educacao-e-pratica/MateriaisTecnicos/Diagnostico%20da%20Automacao%20no%20Brasil_Junho%202017.PDF.

Com informações da Computer World.

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