clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) anunciou que vai dispor de R$ 5 milhões para desenvolver e realizar testes em plataformas de experimentação de novas tecnologias (testbeds) em indústria 4.0, como parte das ações que vão nortear o novo grupo de trabalho GTI 4.0, instalado em julho pelo MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços). O grupo tem como objetivo definir uma nova estratégia nacional para a evolução da indústria no Brasil.

O grupo é coordenado pela pasta e conta com participação do setor privado, representado por diversas associações e entidades de classe, instituições acadêmicas de ensino e pesquisa, além do BNDES, FINEP, EMBRAPII, CNPq e CAPES e os ministérios da Educação, Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Fazenda, Trabalho e Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos.

“Os testbeds são laboratórios-piloto que nós colocaremos em algumas áreas ou plantas específicas, dentro de alguns setores que nós vamos identificar sob o comando do MDIC. O setor têxtil, por exemplo, já tem feito grandes avanços em 4.0”, reforçou o presidente da ABDI, Guto Ferreira.

 

Com informações da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade.

Leia mais notícias do setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/.